Sumários

HIB 14

8 Novembro 2023, 11:00 Carlos António da Silva Assis


Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)

Algumas das principais figuras da Baixa Idade Média: Alberto Magno e Frederico II.

Alberto Magno: breve biografia; a sua enciclopédia do conhecimento e as características da sua obra biológica, De Vegetabilibus e De Animalibus.

Frederico II de Hohenstaufen: a organização dos cursos da escola de Salerno; os decretos sobre a dissecação de corpos humanos; De arte venandi cum avibus, características e conteúdo.

Pedro Hispano (João XXI): breve biografia, carreira académica; cargos eclesiásticos; principais obras, Summulae Logicales, De Oculo, Thesaurus Pauperum e Scientia Libri de Anima; o elogio em “A Divina Comédia” de Dante Alighieri (1320).

A origem dos bestiários medievais: O Physiologus e Ethymologiae e as respectivas fontes mais remotas (Aristóteles, Plínio-o-velho, Aeliano, Herodoto, Solino, etc.).

Características divulgadoras, moralizadoras, e doutrinadoras dos bestiários medievais.

Os mais importantes Bestiários da Baixa Idade Média, em especial o Bestiário de Aberdeen.

A peste negra e a implementação da quarentena: o surgimento da peste na Europa; os registos mais antigos, datados da Idade do Bronze, e os três mais importantes episódios de pandemia de peste ao longo da História, o descrédito da medicina e o aumento do fervor religioso; a perseguição a bodes expiatórios (judeus, peregrinos, ciganos, mendigos, etc.); a implementação do trentino, na Dalmácia (Croácia) e da quarantena, em Veneza, como forma de controlo do contágio; os doutores da peste e as características da sua actividade e do seu uniforme.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

HIB 13

6 Novembro 2023, 11:00 Carlos António da Silva Assis


Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)

Transição para a Baixa Idade Média: a situação social no século XI.

A Baixa Idade Média – O ressurgimento da cultura: características do clima político, social económico e cultural no final da Alta Idade Média.

De finais do século XI a finais do século XIII: a expansão dos turcos e as suas consequências religiosas e comerciais; a pressão sobre o Império Bizantino; as cruzadas sob a perspectiva dos interesses comerciais, papais e da nobreza europeia; consequências positivas das cruzadas; principais alterações políticas, económicas, sociais, sanitárias e demográficas conducentes ao progresso entre os séculos XI e XIII; o surgimento da burguesia; a perseguição da heresia por parte da Igreja com a criação da inquisição.

A criação das Universidades: crescimento do interesse pela educação e necessidade de novas instituições de ensino; as primeiras universidades europeias; percurso da Universidade de Lisboa/Coimbra entre 1288 e 1537; características das universidades e do ensino medieval; expansão da classe intelectual; o latim como língua franca; S. Tomás de Aquino e Roger Bacon e a conciliação da filosofia grega com os ensinamentos da Igreja; as grandes questões da Biologia e as respostas para elas fornecidas: criação para a origem da vida e a “ditadura” de Aristóteles e Galeno para a história natural e para a medicina, respectivamente; o ensino escolástico.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

HIB 12

30 Outubro 2023, 11:00 Carlos António da Silva Assis


Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)

Características da medicina bizantina: Oribásio de Pérgamo; Alexandre de Tralles; Aécio de Amida e Paulo de Egina.

A expansão dos muçulmanos: o contacto com as obras da antiguidade e com os conhecimentos nelas inscritos; a aquisição de novos conhecimentos e a disponibilização dos conhecimentos nos locais de origem.

A “Casa da Sabedoria”: propósito, criação, desenvolvimento, auge e destruição; actividades e contribuições para o conhecimento.

Os mais ilustres sábios árabes com contribuições na área da Biologia: vida e obras de Al-Jahiz (Zoologia, O livro dos animais), Al-Dinawari (Botânica, O livro das Plantas), Johannes Mesue (Medicina, tradução de obras da Antiguidade e redacção de obras sobre vários tópicos), Al-Razis (Medicina, Enciclopédia de Medicina), e Avicena (Medicina, O Cânone de Medicina), entre outros (Abulcassis, Al-Biruni, Avenzoar, Averróis, Al-Baitar e Al-Nafis).

As principais contribuições do Islão para o conhecimento em Biologia.

A decadência da ciência árabe a partir do século XII.

Os conhecimentos biológicos dos Judeus: O Talmude e Moisés Maimónides.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

HIB 11

25 Outubro 2023, 11:00 Carlos António da Silva Assis


Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)

A transição para a Idade Média: (breve resumo); Aurelius Augustinus Hiponensis (Santo Agostinho, Bispo de Hipona) – principais obras; De Civitate Dei (A Cidade de Deus) e a conciliação entre o cristianismo e a Filosofia grega, em particular a de Aristóteles; a relação entre a fé e a razão; o papel do cristianismo na preservação da cultura e das obras da Antiguidade, e na transição para a Idade Média.

Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)

Início, fim e subdivisões da Idade Média.

A Alta Idade Média: As invasões bárbaras, a queda do Império Romano do Ocidente, a reorganização política e social que se sucederam e o estabelecimento do sistema feudal; a decadência cultural.

O feudalismo europeu: características do sistema económico, político e social; o papel do cristianismo; o ensino e a cultura, uma prerrogativa do clero; características do ensino na Idade Média feudal.

O conhecimento: os copistas e o scriptorium, as escolas e as bibliotecas monásticas.

A medicina: as enfermarias e as farmácias; o desígnio divino na doença e na cura.

A situação do clero nas sociedades medievais.

A Biologia na Alta Idade Média: a procura de conhecimento para justificar os dogmas religiosos e para suportar a religião e a moral pregada; o trabalho conciliador de Santo Agostinho ao equiparar fé e razão; características do conhecimento de ciências naturais durante a Alta Idade Média.

Isidoro de Sevilha e as suas Etymologiae: principais características da obra e a sua importância durante o período medieval; composição da obra, em especial no que se refere aos volumes I e II (trivium), III (quadrivium), IV (medicina), XII (os animais) e XVII (agricultura).

As sete artes liberais: agrupamento em trivium e quadrivium; Quintus Tertulianus e o trivium como representação do escudo da Trindade.

Objectivos dos herbários, bestiários e lapidários: principais características e obras que serviram de base.

A expansão dos Muçulmanos: Maomé e o seu tempo; unificação das tribos e domínio da península arábica; o tempo dos quatro califas e a expansão para fora da península arábica; os califados Omíada e Abássida e a expansão árabe.

O que trouxe a expansão árabe: contacto com as obras da Antiguidade e absorção dos conhecimentos nelas contidos, a aquisição de novos conhecimentos e a devolução desses conhecimentos, com valor acrescentado, aos locais de origem.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

HIB 10

23 Outubro 2023, 11:00 Carlos António da Silva Assis


Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)

Os médicos e a Medicina romana: Principais características da prática médica em Roma:

Aulus Cornelius Celsus (uma das principais fontes do conhecimento médico romano) e De Medicina.

Aelius Galenus (Galeno, o médico): vida e obra; influências e áreas que desenvolveu; personalidade e posição no que se refere às correntes médicas e religiosas; a adopção de Galeno por parte da Igreja; noção de saúde e doença com base no equilíbrio de quatro humores, quatro elementos e três pneuma (espíritos).

A Botânica e a farmacologia em Roma: da farmacologia à botânica em Roma.

Antonius Castor (botânico a farmacologista): interesses e actividade; pioneiro na criação de um jardim botânico e no cultivo de plantas para fins medicinais.

Pedanius Dioscorides: vida e obra; De Materia Medica, composição e principais características.

A História Natural em Roma: os compiladores do conhecimento vertido em obras da Antiguidade:

Gaius Plinius Secundus (Plínio-o-Velho): vida e obra; Naturalis Historiae, composição e principais características; a ausência de discernimento ou espírito critico, a não verificação de fontes e a persistência de falsas ideias em Naturalis Historiae, alguns exemplos ilustrativos.

Claudius Aelianus e De Natura Animalium (17 livros com breves histórias sobre animais).

A transição para a Idade Média: A partir do século III: A expansão dos Hunos, surgimento e aumento progressivo dos conflitos fronteiriços; transferência da capital para Constantinopla; o crescimento, a legalização, o concílio de Niceia e a hegemonia absoluta do cristianismo; a divisão do Império Romano e a queda do Império do Ocidente.

Fortes e fracos do conhecimento científico e técnico em Roma. O contributo dos romanos para o conhecimento da Biologia.

Depois da queda do Império: A sobrevivência da língua e da religião; a estrutura, o espólio e a cultura da Igreja.

Do politeísmo ao monoteísmo: o politeísmo na Antiguidade e a aquisição de conhecimento; o monoteísmo herdado do Império e o conhecimento “pré-fabricado”.

A Biologia na Antiguidade: das justificações fantásticas para as racionais; características do conhecimento biológico na Antiguidade (Medicina, Botânica, História Natural) e a forma como o conhecimento evoluiu ao longo desse período.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.