Sumários
HIB 14
8 Novembro 2023, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)
Algumas das principais figuras da
Baixa Idade Média: Alberto Magno e Frederico II.
Alberto Magno: breve biografia; a sua
enciclopédia do conhecimento e as características da sua obra biológica, De Vegetabilibus e De Animalibus.
Frederico II de Hohenstaufen: a
organização dos cursos da escola de Salerno; os decretos sobre a dissecação de
corpos humanos; De arte venandi cum
avibus, características e conteúdo.
Pedro Hispano (João XXI): breve
biografia, carreira académica; cargos eclesiásticos; principais obras, Summulae Logicales, De Oculo, Thesaurus Pauperum
e Scientia Libri de Anima; o elogio
em “A Divina Comédia” de Dante Alighieri (1320).
A origem dos bestiários medievais: O Physiologus
e Ethymologiae e as respectivas fontes mais remotas (Aristóteles,
Plínio-o-velho, Aeliano, Herodoto, Solino, etc.).
Características divulgadoras,
moralizadoras, e doutrinadoras dos bestiários medievais.
Os mais importantes Bestiários da
Baixa Idade Média, em especial o Bestiário de Aberdeen.
A peste negra e a implementação da
quarentena: o surgimento da peste na Europa; os registos mais antigos, datados
da Idade do Bronze, e os três mais importantes episódios de pandemia de peste
ao longo da História, o descrédito da medicina e o aumento do fervor religioso;
a perseguição a bodes expiatórios (judeus, peregrinos, ciganos, mendigos,
etc.); a implementação do trentino, na Dalmácia (Croácia) e da quarantena,
em Veneza, como forma de controlo do contágio; os doutores da peste e as
características da sua actividade e do seu uniforme.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
HIB 13
6 Novembro 2023, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)
Transição para a Baixa Idade Média: a
situação social no século XI.
A Baixa Idade Média – O ressurgimento
da cultura: características do clima político, social económico e cultural no
final da Alta Idade Média.
De finais do século XI a finais do
século XIII: a expansão dos turcos e as suas consequências religiosas e
comerciais; a pressão sobre o Império Bizantino; as cruzadas sob a perspectiva
dos interesses comerciais, papais e da nobreza europeia; consequências
positivas das cruzadas; principais alterações políticas, económicas, sociais,
sanitárias e demográficas conducentes ao progresso entre os séculos XI e XIII;
o surgimento da burguesia; a perseguição da heresia por parte da Igreja com a
criação da inquisição.
A criação das Universidades:
crescimento do interesse pela educação e necessidade de novas instituições de
ensino; as primeiras universidades europeias; percurso da Universidade de
Lisboa/Coimbra entre 1288 e 1537; características das universidades e do ensino
medieval; expansão da classe intelectual; o latim como língua franca; S. Tomás
de Aquino e Roger Bacon e a conciliação da filosofia grega com os ensinamentos
da Igreja; as grandes questões da Biologia e as respostas para elas fornecidas:
criação para a origem da vida e a “ditadura” de Aristóteles e Galeno para a
história natural e para a medicina, respectivamente; o ensino escolástico.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
HIB 12
30 Outubro 2023, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)
Características da medicina bizantina:
Oribásio de Pérgamo; Alexandre de Tralles; Aécio de Amida e Paulo de Egina.
A expansão dos muçulmanos: o contacto
com as obras da antiguidade e com os conhecimentos nelas inscritos; a aquisição
de novos conhecimentos e a disponibilização dos conhecimentos nos locais de
origem.
A “Casa da Sabedoria”: propósito,
criação, desenvolvimento, auge e destruição; actividades e contribuições para o
conhecimento.
Os mais ilustres sábios árabes com
contribuições na área da Biologia: vida e obras de Al-Jahiz (Zoologia, O livro
dos animais), Al-Dinawari (Botânica, O livro das Plantas), Johannes Mesue (Medicina,
tradução de obras da Antiguidade e redacção de obras sobre vários tópicos), Al-Razis
(Medicina, Enciclopédia de Medicina), e Avicena (Medicina, O Cânone de
Medicina), entre outros (Abulcassis, Al-Biruni, Avenzoar, Averróis, Al-Baitar e
Al-Nafis).
As principais contribuições do Islão
para o conhecimento em Biologia.
A decadência da ciência árabe a partir
do século XII.
Os conhecimentos biológicos dos
Judeus: O Talmude e Moisés Maimónides.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
HIB 11
25 Outubro 2023, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)
A transição para a Idade Média: (breve resumo); Aurelius Augustinus Hiponensis
(Santo Agostinho, Bispo de Hipona) – principais obras; De Civitate Dei
(A Cidade de Deus) e a conciliação entre o cristianismo e a Filosofia grega, em
particular a de Aristóteles; a relação entre a fé e a razão; o papel do cristianismo
na preservação da cultura e das obras da Antiguidade, e na transição para a
Idade Média.
Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)
Início, fim e subdivisões da Idade
Média.
A Alta Idade Média: As invasões
bárbaras, a queda do Império Romano do Ocidente, a reorganização política e
social que se sucederam e o estabelecimento do sistema feudal; a decadência
cultural.
O feudalismo europeu: características
do sistema económico, político e social; o papel do cristianismo; o ensino e a
cultura, uma prerrogativa do clero; características do ensino na Idade Média
feudal.
O conhecimento: os copistas e o scriptorium, as escolas e as bibliotecas
monásticas.
A medicina: as enfermarias e as
farmácias; o desígnio divino na doença e na cura.
A situação do clero nas sociedades
medievais.
A Biologia na Alta Idade Média: a
procura de conhecimento para justificar os dogmas religiosos e para suportar a
religião e a moral pregada; o trabalho conciliador de Santo Agostinho ao
equiparar fé e razão; características do conhecimento de ciências naturais
durante a Alta Idade Média.
Isidoro de Sevilha e as suas Etymologiae: principais características
da obra e a sua importância durante o período medieval; composição da obra, em
especial no que se refere aos volumes I e II (trivium), III (quadrivium),
IV (medicina), XII (os animais) e XVII (agricultura).
As sete artes liberais: agrupamento em
trivium e quadrivium; Quintus Tertulianus e o trivium como representação do escudo da Trindade.
Objectivos dos herbários, bestiários e
lapidários: principais características e obras que serviram de base.
A expansão dos Muçulmanos: Maomé e o
seu tempo; unificação das tribos e domínio da península arábica; o tempo dos
quatro califas e a expansão para fora da península arábica; os califados Omíada
e Abássida e a expansão árabe.
O que trouxe a expansão árabe:
contacto com as obras da Antiguidade e absorção dos conhecimentos nelas
contidos, a aquisição de novos conhecimentos e a devolução desses
conhecimentos, com valor acrescentado, aos locais de origem.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
HIB 10
23 Outubro 2023, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)
Os médicos e a Medicina romana: Principais características da prática médica em Roma:
Aulus Cornelius Celsus (uma das
principais fontes do conhecimento médico romano) e De Medicina.
Aelius Galenus (Galeno, o médico):
vida e obra; influências e áreas que desenvolveu; personalidade e posição no
que se refere às correntes médicas e religiosas; a adopção de Galeno por parte
da Igreja; noção de saúde e doença com base no equilíbrio de quatro humores,
quatro elementos e três pneuma (espíritos).
A Botânica e a farmacologia em Roma: da farmacologia à botânica em Roma.
Antonius Castor (botânico a
farmacologista): interesses e actividade; pioneiro na criação de um jardim
botânico e no cultivo de plantas para fins medicinais.
Pedanius Dioscorides: vida e obra; De Materia Medica, composição e
principais características.
A História Natural em Roma:
os compiladores do conhecimento vertido em obras da Antiguidade:
Gaius Plinius Secundus
(Plínio-o-Velho): vida e obra; Naturalis
Historiae, composição e principais características; a ausência de
discernimento ou espírito critico, a não verificação de fontes e a persistência
de falsas ideias em Naturalis Historiae,
alguns exemplos ilustrativos.
Claudius Aelianus e De Natura Animalium (17 livros com
breves histórias sobre animais).
A transição para a Idade Média: A partir do século III: A expansão dos Hunos,
surgimento e aumento progressivo dos conflitos fronteiriços; transferência da
capital para Constantinopla; o crescimento, a legalização, o concílio de Niceia
e a hegemonia absoluta do cristianismo; a divisão do Império Romano e a queda
do Império do Ocidente.
Fortes e fracos do conhecimento
científico e técnico em Roma. O contributo dos romanos para o conhecimento da
Biologia.
Depois da queda do Império: A
sobrevivência da língua e da religião; a estrutura, o espólio e a cultura da
Igreja.
Do politeísmo ao monoteísmo: o
politeísmo na Antiguidade e a aquisição de conhecimento; o monoteísmo herdado
do Império e o conhecimento “pré-fabricado”.
A Biologia na Antiguidade: das
justificações fantásticas para as racionais; características do conhecimento
biológico na Antiguidade (Medicina, Botânica, História Natural) e a forma como o
conhecimento evoluiu ao longo desse período.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.