Sumários

Técnicas de obtenção de organismos transgénicos

3 Outubro 2016, 09:00 Rita Zilhão

Técnicas de obtenção de organismos transgénicos. O que é um organismo transgénico, objectivos da sua construção e suas aplicações. Como se geram animais transgénicos – a escolha do transgene, as estratégia da construção molecular e a expressão do transgene. A inserção aleatória, os efeitos de posição e gene targeting. Estratégias de seleção de inserção em locais específicos. Sistemas de expressão induzíveis (Tet ON/Tet OFF) e condicionais (os sistemas Cre/loxP e FLP/FRT). Modificação dirigida de genomas através de nucleases específicas: ZFNs e TALENs. As células alvo na construção de um transgénico. Métodos de transferência génica.  Organismos founder e os cruzamentos necessários para a obtenção do transgene. Confirmação da obtenção de um transgene. Transgénicos em diferentes modelos animais (ratinho, galinha, zebrafish).  Preocupações éticas. 


Compensação para TPs de 21 Out a 2 Nov

30 Setembro 2016, 09:00 Rita Zilhão

Compensação de horas nas TPs de 3 h que decorreram do dia 21 de Outubro a 2 de Novembro


Espectrometria de massa

30 Setembro 2016, 08:00 Rita Zilhão

Espectrometria de massa. A contribuição da espectrometria de massa na proteómica. Fundamento da tecnologia de espectrometria de massa. Tipos de espectrometria de massa: MALDI-TOF e ESI-ion trap. Leitura dos espectros. Calibração dos espectrofotómetros. Estratégias de identificação das proteínas por MS/MS. Método ICAT para detecção de expressão proteica diferencial, detecção de modifocações pós-traducionais e mapeamento de epitopos por espectrometria de massa. 


Compensação para TPs de 21 Out a 2 Nov

28 Setembro 2016, 10:00 Rita Zilhão

Compensação de horas nas TPs de 3 h que decorreram do dia 21 de Outubro a 2 de Novembro


Microscopia de fluorescência

28 Setembro 2016, 09:00 Rita Zilhão

Microscopia de fluorescência. Diferentes técnicas de microscopia de fluorescência. Marcação fluorescente. Características, aplicações, vantagens e desvantagens da microscopia widefield, confocal, de deconvoluntion e de luminação estruturada. Microscopia de fluorescência por multifotões. TIRF (Total Internal Reflection Fluorescence Microscopy). A evolução na resolução da microscopia de fluorescência: STORM (Stochastic optical reconstruction microscopy ) de super-resolução. Aplicações: Live cell imaging, FRAP (Fluorescence Recovery After Photobleaching), FLIP (Fluorescence Loss In Photobleaching), FRET (Fluorescence Resonance Energy Transfer), FLIM (Fluorescence Lifetime Imaging Microscopy).