Sumários

Aula nº 5 (T)

18 Outubro 2022, 18:00 Maria Helena Mouriño Silva Nunes

Questionários: problemática na redação das questões.

- Questões enviesadas. Papel das leading-questions neste contexto. Exemplos.
- Técnica do funil e questões de filtragem. Estudo de alguns exemplos práticos
- Tipos de questões: abertas; fechadas; mistas. Vantagens e desvantagens.

Estratégias para estabelecer uma interação com o entrevistado, tendo sempre em atenção a necessidade de se obterem dados rigorosos para análise.

Questionário Piloto. Sua importância no contexto dos Estudos de Mercado


Aula nº 4 (T)

11 Outubro 2022, 19:30 Maria Helena Mouriño Silva Nunes

Construção de um questionário: introdução aos vários problemas que podem surgir na redação de um questionário.
Questionários estruturados versus não estruturados.

Elaboração de um questionário: redação das questões, de forma a garantir a recolha de informação fidedigna e rigorosa. Exemplos nos CENSOS 2021 Portugal e CENSUS 2021 UK.



Aula nº 4 (TP)

11 Outubro 2022, 18:00 Maria Helena Mouriño Silva Nunes

Diferentes métodos de métodos de recolha de dados:
- Método de observação: estudo das audiências TV; painéis de consumidores da Nielsen; mystery shopping;
- Métodos de experimentação;
- Questionários: breve análise dos serviços disponibilizados pela empresa internacional de pesquisas de mercado YouGov.

Recolha de dados para análise: dados primários (primary dataversus dados secundários (secundary data). O que significam? Como é que se obtêm? Importância dos questionários na obtenção de dados primários.


Aula nº 3 (T)

4 Outubro 2022, 19:30 Maria Helena Mouriño Silva Nunes

Marketing Research: o papel dos dados. Geração de valor em Marketing.
Aplicação a diferentes sectores da Sociedade. Exemplo:  Value-Based Healthcare e Patient-Centred Care.


Aula nº 3 (TP)

4 Outubro 2022, 18:00 Maria Helena Mouriño Silva Nunes

Resumo da aula anterior.

Data-driven Marketing. Resumo das principais etapas: recolha de dados; compilação, limpeza e análise de dados; transformação dos resultados das análises dos dados em estratégia; medição do sucesso da actividade empresarial.