Sumários

Falácias, manipulação e consequências

10 Março 2017, 16:00 Ricardo Lopes Coelho

Revisão breve da sessão anterior.

Uso de termos inadequados na vida social e na ciência: ‘milagre’ e ‘demónio de Maxwell’. Exploração das consequências para a termodinâmica, com base no estudo de Earman e Norton.

A manipulação da opinião pública alemã na primeira intervenção bélica depois da segunda guerra mundial, com base no estudo de Ganser.

1.14 Falácias com causas

A dificuldade em determinar causa em ciência, nomeadamente, detectar a causa da aceleração estabelecida pela equação fundamental da mecânica, no caso da máquina de Atwood.

1.15 Falácia da falsa analogia. Análise de exemplos.

Discussão: falácias, mentiras e manipulações podem ter consequências nocivas;por isso, o saber adquirido de captar e ultrapassar as falácias necessita de ser complementado por uma reflexão própria sobre atitudes mais sistemáticas (menos ocasionais), que compete a cada um procurar.


Falácias (continuação)

3 Março 2017, 16:00 Ricardo Lopes Coelho

Foram tratados dois tópicos com consequências sociais:
 - expectativas fundadas, mas sistematicamente falhadas;
 - o aproveitamento das neurociências no neuromarketing e neurovenda.
Questão colocada em ambos os casos: como agir de forma sistemática.
1.6 Falácia da excepção à regra geral
1.7 Falácias com operadores lógicos: conjunção e implicação
1.8 Falácias da alteração de significado
1.9 Omissão de dados
1.10 Falso dilema
1.11 Post hoc ergo propter hoc
1.12 Falácia da composição e da decomposição
1.13 Falácias com regras gerais
Todos os tópicos foram introduzidos com um problema, que é discutido; a seguir tratou-se como ultrapassar as falácias.  


Fomas de juizo falacioso

24 Fevereiro 2017, 16:00 Ricardo Lopes Coelho

Continuámos o estudo das formas de juízo falacioso:

1.4 Falácias decorrentes da

- plausibilidade, exemplo de Krugman;

- percepção criada pelos meios de comunicação, exemplo de Stiglitz; o ranking das universidades e suas implicações; o programa suiço para 2024.

1.5 Falácias com definições:

- Definidor inadequado;

- Dificuldades com definições científicas, exemplo, peso;

- Definição tendenciosa.

1.5 Non sequitur

- Exemplo de Euler

- Experiência de Torricelli e o vazio

- Experiência do balde de Newton e o espaço absoluto


Introdução ao Pensamento Crítico

17 Fevereiro 2017, 16:00 Ricardo Lopes Coelho

Apresentação breve do Pensamento Crítico (2015-2016)

1.       Para que serve o PC:

a)      Exemplos de notícias encenadas 1990, de manipulação nas redes sociais 2016; sentido de pós-verdade.

b)      A criação de percepções sociais: Stiglitz (2012) sobre a recapitalização dos bancos.

c)       Argumento plausível e falso: Krugmann (2012) sobre o desajustamento entre formação e as necessidades da indústria; e Posner (2011) relação entre sector público e PIB.

d)      Aproveitamento da etiqueta ‘provado cientificamente’ pela Coca-Cola (2014-5). Estudo do American Journal of Preventive Medicine (2016) sobre o financiamento das instituições de saúde e outras pela Coca-Cola e PespiCo.

e)      Estudos sobre a reprodutibilidade de experiências científicas em Medicina e Psicologia.

2.       Apresentação sumário do programa do UC: Falácias, Argumentação, Pensamento Científico e Pensamento Matemático.

3.       Avaliação dos anos anteriores: pontos fracos em função da análise das repostas em testes e exames. Avaliação para 2017. Marcação das datas dos testes (31.3 e 26.5).

4.       Metodologia

 

Início do programa

1.       Falácias.

As falácias desenvolvem-se da seguinte maneira: apresentação do excerto; discussão; formalização lógica; formas de superação.

1.1. Afirmação do consequente

1.2. Negação do antecedente

1.3. Círculo vicioso.