Sumários
PIEM 7
13 Abril 2018, 14:30 • Carlos António da Silva Assis
Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”
Unidade 5 – Referência a fontes de informação.
A construção do conhecimento científico: o que são citações e referências bibliográficas; papel das citações e das referências bibliográficas; Normas ISO 690 e NP 405 - 1, 2, 3 e 4; estilos mais comuns de citação e referenciação (APA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.).
As citações: funções; formas de citação (sistemas numérico e autor-data); modelo genérico de citação em Biologia; citações indirectas.
Referências bibliográficas e bibliografia: objectivos de cada uma; diferenças entre as duas; elementos essenciais de uma referência; exemplos de sintaxe das referências (publicações periódicas, livros, compilações de trabalhos, capítulos de livros, trabalhos académicos, páginas da www, etc.); organização das listas de referências e de bibliografias.
Miscellanea: referência a comunicações orais; ordenação de referências múltiplas; número de referências numa paráfrase.
Esclarecimento de dúvidas dos alunos.PIEM 6
26 Março 2018, 14:30 • Carlos António da Silva Assis
Componente “Projecto de tese”
O resumo do projecto de tese: O que é um resumo? Qual a sua função? Que características deve ter? Para que serve um resumo do projecto de tese? A utilidade do resumo do projecto de tese para o docente, para os alunos, para os orientadores e para o Departamento. Elementos do resumo do projecto de tese. O que um resumo não deve incluir.
Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”
Unidade 3 – Convenções de escrita de trabalhos técnicos e científicos
Algarismos significativos: tipos de dados métricos; definições (exactidão, erro, precisão, enviesamento); erros sistemáticos e erros acidentais; cuidados a ter na medição; registo de dados métricos (valor numérico, unidade de medida, potência de 10); algarismos significativos – o que são, o que indicam, como se contam.
Arredondamento de valores numéricos: tipos de arredondamento; regras de arredondamento e de desempate.
Resultados de testes estatísticos: o uso de técnicas estatísticas; testes paramétricos e não paramétricos – aplicação e pressupostos; descritores das distribuições; aspectos a ter em conta na aplicação dos testes estatísticos; informação a incluir no texto; interpretação dos resultados de testes estatísticos.
Unidade 4 – Representação gráfica de conteúdos técnicos e científicos.
Tipos de representações gráficas de conteúdos técnicos e científicos: figuras e tabelas; funções das figuras e das tabelas; opção por uma ou outra forma de representação de conteúdos; detalhe das figuras e tabelas.
Figuras: tipos de figuras (fotografias, desenhos esquemáticos, mapas, gráficos); componentes das figuras e funções desempenhadas; legendagem das figuras (características das legendas, legenda descritiva, legenda interpretativa, legenda de figuras compostas e de figuras mistas).
Gráficos: tipos de gráficos; aplicação de cada um.
A estética da apresentação de figuras: dimensões (legibilidade), posição, emolduração, alinhamento e extensão da legenda.
Tabelas: tipos de tabelas (numéricas, listas, resultados de testes estatísticos, outras); componentes das tabelas e funções desempenhadas; legendagem das tabelas (características das legendas, legenda descritiva e legenda interpretativa).
A estética da apresentação de tabelas: dimensões (legibilidade), posição, limites e sombreado das células, espaçamento de linhas e colunas, alinhamento e extensão da legenda.
Interrupção de tabelas.
Alinhamento de texto e de valores numéricos nas tabelas.
Esclarecimento de dúvidas dos alunos.PIEM 5
19 Março 2018, 14:30 • Carlos António da Silva Assis
Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”
Unidade 3 – Convenções de escrita de trabalhos técnicos e científicos
Escrita abreviada: definição de escrita abreviada; formas de escrita abreviada: características e convenções associadas.
Escrita abreviada: definição de escrita abreviada; formas de escrita abreviada (abreviaturas, siglas, acrónimos, algarismos e símbolos): abreviaturas padronizadas e não padronizadas; características e convenções associadas.
Convenções nomenclaturais: a nomenclatura biológica, significado e evolução; códigos internacionais de nomenclatura, número de palavras do nome dos táxones; regras de redacção do nome dos táxones (tipo de letra, autoria e data, concordância de género gramatical, uso de abreviaturas).
O Sistema Internacional de Unidades (SI): tipos de unidades e unidades fora do sistema SI; unidades SI de base e derivadas; prefixos associáveis a unidades SI; unidades não SI utilizadas em domínios especializados; regras de uso das unidades SI.
Tipografia de símbolos: tipos de símbolos e tipos de caracteres usados para os redigir.
Esclarecimento de dúvidas dos alunos.PIEM 4
12 Março 2018, 14:30 • Carlos António da Silva Assis
Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”
Unidade 3 – Convenções de escrita de trabalhos técnicos e científicos
Convenções de texto: características de estilo; pilares em que assenta a escrita técnica e científica (clareza da linguagem, correcção, pureza e respeito pelas convenções).
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 e revisões subsequentes: normas legislativas relacionadas; aplicação em Portugal.
Características do discurso técnico e científico: pessoa e tempo verbal empregues; características frásicas; uso de expressões idiomáticas.
Interpretação visual de textos: como lemos as palavras de um texto; a nossa capacidade para assumir o significado de símbolos e códigos.
Uso de fontes de informação: citação, transcrição, tradução, plágio e convenções associadas a cada uma das formas.
Lista de alíneas ou tópicos: convenções associadas.
Esclarecimento de dúvidas dos alunos.PIEM 3
5 Março 2018, 14:30 • Carlos António da Silva Assis
Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”
Unidade 2 – Componentes dos trabalhos técnicos e científicos
Elementos da componente textual: função primária, características e variantes; convenções associadas a cada um dos elementos textuais.
Discussão de questões controversas: “estado da arte” vs. “estado dos conhecimentos”; a área de estudo e o seu posicionamento nos trabalhos; “resultados” e “discussão” vs. “resultados e discussão”; “bibliografia” vs. “referências bibliográficas”.
Subdivisão e numeração do corpo de um trabalho (partes, capítulos, secções, apêndices/anexos).
Paginação de um trabalho (numeração contínua vs. numeração descontínua).
Elementos da componente pós-textual: função primária, características e variantes; convenções associadas a cada um dos elementos pós-textuais.
Componente “Projecto de tese” – Escolha do orientador e do tema de tese: Quem vem primeiro? O orientador ou o tema? O orientador, para que serve? Quem pode ser orientador? Quantos podem ser os orientadores? O orientador – características desejáveis; o tema de tese – a escolha; o tema de tese – características desejáveis.
Esclarecimento
de dúvidas dos alunos.