Sumários

PL8 e PL9- Extração da trimeristina a partir da noz-moscada (continuação)

6 Maio 2024, 14:00 Cristina Maria Martins Moiteiro


Após secagem do ácido mirístico, procedeu-se à sua pesagem para cálculo do rendimento da hidrólise e avaliação do seu grau de pureza através da medição do ponto de fusão e da análise por cromatografia em camada fina (ccf ou TLC).

Foi explicado aos alunos a técnica da cromatografia em camada fina, o tipo de adsorvente (sílica-gel) e a polaridade dos eluentes. Deste modo, procederam à aplicação da trimeristina e ácido mirístico, escolheram o eluente a utilizar de modo a que possam comparar os fatores de retenção (RF) para cada composto. Como estes compostos têm cromofóros pouco visível na lâmpada de UV, procederam à revelação com ácido sulfúrico em etanol e vanilina.

Adeidos e cetonas- 4

6 Maio 2024, 09:00 Susana Pina dos Santos


Reações de adição ao grupo carbonilo-nucleófilos de oxigénio : formação de acetais e tioacetais cíclicos e sua aplicação como grupo protetor. Redução de tioacetiais. 

PL8 e PL9- Extração da trimiristina a partir da noz-moscada

3 Maio 2024, 14:30 Cristina Maria Martins Moiteiro


Esta atividade prática divide-se em duas partes, a extração da trimeristina, um triacetilglicerol, e a sua saponificação ou hidrólise básica.

Na 1ª parte procedeu-se à extração da trimeristina da nóz-moscada (em pó), através de uma extração sólido-líquido usando um solvente selectivo para lípidos deste tipo. 
Foi explicado aos alunos qual o tipo de solvente mais adequado e como se aumenta a eficiência deste tipo de extração. Assim, procedeu-se várias vezes à extração com uma quantidade considerável de solvente (éter dietílico) com agitação e à temperatura ambiente. Após decantação e filtração, aos extratos etéreos foi adicionado lentamente metanol para precipitação da trimiristina. O precipitado foi filtrado com sução, o sólido lavado e seco. Pesou-se o sólido resultante e os alunos procederam ao cálculo do rendimento da extração.
Na 2ª parte procedeu-se à hidrólise básica  (NaOH/EtOH) da trimiristina.
Os alunos procederam à montagem de uma reação a refluxo e colocaram a trimeristina a aquecer numa solução de hidróxido de sódio em etanol durante 1 h. Após este tempo a mistura foi colocada em água ao qual foi adicionado ácido clorídrico concentrado. Após a precipitação do ácido mirístico  procedeu-se à sua filtração num funil de Buchner, tendo ficado os  cristais a secar no exsicador. 
Continuou-se na aula seguinte.

Aldeídos e cetonas- 3

2 Maio 2024, 12:00 Susana Pina dos Santos


Reações de adição ao grupo carbonilo-nucleófilos de oxigénio : formação de hidratos e acetais. 

Resolução de exercícios da série 6 (cont.)

2 Maio 2024, 09:30 Nuno Manuel Xavier


Continuação da resolução de exercícios da série 6.