Sumários

Aula 4 TP (Riscos Costeiros)

2 Dezembro 2016, 15:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Fornecimento sedimentar. Fontes de sedimento. Deficiência sedimentar no litoral – diminuição da intensidade da fonte (barragens, retenção nos estuários/lagunas, revestimento de arribas, reflorestação), interrupção do trânsito sedimentar (retenção nos esporões), criação de sumidouros (extracção de areia, perda para os canhões submarinos). Exemplos do litoral português - Espinho, Vilamoura-Quarteira-Vale de Lobo-Garrão, Tróia, planície da Manta Rota.



Aula 4 T (Riscos Costeiros)

2 Dezembro 2016, 14:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Dinâmica longitudinal de praias – corrente de deriva litoral e deriva litoral. Magnitude da deriva litoral em Portugal. Litoral rochoso. Processos de evolução do maciço rochoso face ao forçamento das ondas e mecanismos de evolução das arribas. Recuo descontínuo no espaço e no tempo. Tipologia de movimentos de massa de vertente. Faixas de risco em litoral rochoso para o lado de terra e para o lado do mar.

Erosão em litoral baixo e arenoso. Recuo máximo expectável da linha de costa causado por um evento extremo - período de retorno de 50 e 100 anos; perfil de equilíbrio; formulação numérica; metodologia de aquisição dos dados.


Aula 3 TP (Riscos Costeiros)

30 Novembro 2016, 17:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Litoral baixo e arenoso – sistemas praia/duna. Praia submarina e praia sub-aérea. Morfologia do perfil de praia: banco de rebentação, lomba-canal, face de praia, berma. Espraio e ressaca. Run-up e run-in. Dinâmica transversal de praias – perfil reflectivo e dissipativo. Sazonalidade, transferências sedimentares, perigosidade e risco associadas à ocupação da praia.


Aula 3 T (Riscos Costeiros)

30 Novembro 2016, 16:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Taxas de evolução do NMM no oceano global e na margem portuguesa. Forçamento eustático, libertação de CO2.

Alterações climáticas (aumento da temperatura, modificação do regime de ventos e modificação da pluviosidade), respectivas consequências (elevação do nível médio do mar (NMM) e variação da taxa de subida do NMM) e impactos na faixa costeira (maior probabilidade e extensão de inundação e intensificação da erosão). Variação da temperatura global desde o final do séc. XIX, variação da temperatura em Portugal e projecção até ao final do séc. XXI (IPCC, 2001, 2007, 2013). Elevação do nível do mar no séc. XX e projecção até ao final do séc. XXI de acordo com vários autores. Aceleração da subida do NMM.

Modificações do clima de agitação até ao final do séc. XXI – altura e rumo das ondas. Agentes geradores de perigosidade/risco na situação de referência e em cenários futuros (50 e 100 anos) – resumo. 


Aula 5 TP (Erosão de solos) - Resolução da equação RUSLE em ambiente SIG

29 Novembro 2016, 15:00 Fátima Cristina Gomes Ponte Lira

Início da resolução do exercício - Cálculo da erosão específica usando sistemas de informação geográfica (SIG) – Aplicação a uma bacia de drenagem em Armação de Pera (Algarve). Delimitação da bacia de drenagem e do cálculo do factor R.