Sumários

Amostragem 2D - Parte 1

22 Setembro 2020, 14:00 José Manuel Rebordão

Dúvidas e aspectos específicos da aula previamente distribuída, Amostragem 2D, Parte 1:


Visualização de diversas imagens com um ou mais artefactos decorrentes da amostragem inicial ou da amostragem implementada por dispositivos intermédios, ou da existência de padrões periódicos ou quase-periódicos. 

Amostragem 2D: representação de objectos 2D e da sua sobreposição; convolução e correlação; exemplos gráficos de convolução em 1D e em 2D; a amostragem como processo multiplicativo; modelação da amostragem de funções de banda limitada e visualização gráfica da razão de ser de tal requisito; frequência de Nyquist; filtragem passa-baixo e interpolação. Referência a aberturas de integração de energia finitas.

Visualização de imagens que não são de banda limitada, indevidamente amostradas; aliasing, Moiré; artefactos; técnicas de anti-aliasing; a retina humana, como sistema de amostragem não periódico.

 

BIBLIOGRAFIA

J. W. Goodman, Introduction to Fourier Optics (3rd ed., Roberts & Company, 2005) – Cap. 2 – A amostragem 2D é coberta na secção 2.4. A parte inicial do capítulo pode ser usada para rever a transformação de Fourier em 2D, bem como os principais conceitos de teoria de sistemas.

 

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA PARA COMPRESSIVE SENSING (a pedido de um aluno)

Foucart S, Rauhut H, A Mathematical Introduction to Compressive Sensing (Springer, 2013)

Stern A, Optical compressive imaging (CRC, 2017)

 

PRÓXIMA AULA (29-9-2020)

Amostragem 2D, Parte II

Sobreposição de sinais periódicos. Funções úteis para a representação de objectos e de padrões de amostragem.

I. Amidror, The Theory of the Moiré Phenomenon: Vol. I: Periodic Layers, (2nd ed., Springer-Verlag, 2009) – Será seguido o cap. 2 deste livro, tendo sido utilizados diversos problemas que estão identificados na secção de exercícios deste capítulo.

Para a representação de sinais com base em funções úteis, e para além do Cap. 2 do Goodman, aconselham-se ainda diversos capítulos de J. D. Gaskill, Linear Systems, Fourier Transforms and Optics (Wiley, 1978)

A gravação desta aula será disponibilizada antes do dis 29-9-2020. Por razões familiares, não poderei estar presente na sala 3.1.10 no dia 29-9-2020, das 14:00 às 16:00.


Introdução às aulas laboratoriais (aula não presencial)

15 Setembro 2020, 17:00 João Miguel Pinto Coelho

Introdução à forma como vão decorrer as aulas de Laboratório. Introdução aos laboratórios; definição de grupos de trabalho.


Introdução (aula não presencial)

15 Setembro 2020, 16:00 João Miguel Pinto Coelho

Introdução à forma como vão decorrer as aulas.


Iniciação à disciplina

15 Setembro 2020, 14:00 José Manuel Rebordão

Aula realizada por Zoom, no horário, com comunicação bi-direccional.

Introdução à disciplina. Abordagem de “sistemas” em Sistemas de Imagem. Exemplos. O nível de integração “sistema” no MIEF.

A disciplina: aulas T e PL. Objectivos. Conteúdos programáticos. Esquema de avaliação. Bibliografia.

Exemplos de sistemas de formação de imagem, de diversas tipologias, com diversos mediadores e arquitecturas. Chamada de atenção para aspectos específicos que remetem para as bases físicas ou para a criticalidade de especificações.

Diferença entre requisitos (utilizador) e especificações (tecnológicas)

O domínio da Visão Computacional e domínios afins.

Parâmetros intrínsecos e parâmetros operacionais de sistemas de formação de imagem.

A versão pdf da apresentação usada na aula foi disponibilizada no OneDrive / IMAGING SYSTEMS files.

 

PRÓXIMA AULA

Amostragem em 2D