Disciplina Curricular
Biologia do Desenvolvimento em Plantas BDPla
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Química
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética com Minor em Estatística e Investigação Operacional > Optativas > 3º ano > 487_Lic. em Biologia - Ramo BMG com Minor
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Estatística e Investigação Operacional
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Matemática
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em História e Filosofia das Ciências
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Geologia
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética com Minor em Geologia > Optativas > 3º Ano > 487_Lic. em Biologia - Ramo BMG com Minor
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Física
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética com Minor em História e Filosofia das Ciências > Optativas > 3º Ano > 487_Lic. em Biologia - Ramo BMG com Minor
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética com Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 487_Lic. em Biologia - Ramo BMG com Minor
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Informática
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética com Minor em Física > Optativas > 3º Ano > 487_Lic. em Biologia - Ramo BMG com Minor
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética com Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 487_Lic. em Biologia - Ramo BMG com Minor
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular tem como objetivo dar aos alunos uma perspectiva multidisciplinar do desenvolvimento em plantas contribuindo para uma visão científica integrada da Biologia do Desenvolvimento. Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre a estrutura e desenvolvimento das plantas através da aprendizagem de conceitos básicos e exposição aos recentes avanços científicos nesta área. Serão abordados os mecanismos que controlam as diferentes fases de desenvolvimento em plantas tanto a nível molecular e celular como ao nível do organismo. Será dada relevância a abordagens funcionais da regulação da expressão génica, fisiologia hormonal e fisiologia celular, terminando com algumas estratégias integrativas. Os alunos deverão também familiarizar-se com as ferramentas e metodologias disponíveis para o estudo da biologia do desenvolvimento em plantas.
Programa
O "triângulo de ouro" do desenvolvimento biológico: informação, comunicação e espaço. A Biologia do Desenvolvimento como espaço conceptual de multidisciplinaridade. As noções fundamentais do desenvolvimento em plantas. Comparação do desenvolvimento em plantas e em animais. Fase vegetativa e fase reprodutiva. Introdução ao conceito de espécie modelo. Do gene ao fenótipo e de volta ao gene. A emergência da complexidade ao nível da expressão génica. Regulação da expressão génica por reguladores de crescimento. Comunicação celular e desenvolvimento. Divisão celular, polaridade, crescimento e expansão celular. Conceito de informação posicional. Meristemas. Filotaxia e auto-organização espacial. Crescimento primário versus crescimento secundário. Plasticidade do desenvolvimento em plantas, interacção com factores ambientais, tropismos, a influência da luz. A fase reprodutiva e o seu controlo. Ritmos circadianos. Ferramentas para caracterização dos mecanismos de desenvolvimento em plantas.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas são baseadas em métodos expositivos e ativos. Serão abordadas várias áreas da biologia, da genética clássica aos estudos moleculares mais recentes, com especial atenção às áreas de charneira. As aulas práticas em laboratório privilegiam a utilização de material vivo, com experimentação e observação directas. A avaliação consiste em 3 componentes: avaliação teórica (2 testes parciais ou exame final - 55%); avaliação prática (1 relatório e participação - 15%; seminário de investigação - 25%, e questionário - 5%). Os seminários realizados pelos alunos têm um carácter interdisciplinar e são abertos. Todas as provas de avaliação prática se baseiam em modelos de investigação próximos dos paradigmas de publicação e comunicação que caracterizam esta área do conhecimento.