Disciplina Curricular
Introdução aos Recursos Naturais Vegetais IRNV
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia > Optativas > 3º Ano > 518_Lic. em Biologia - Ramo BCB (3º Ano) > 1º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
As aulas Teóricas de Introdução aos Recursos Naturais Vegetais pretendem dar uma visão abrangente, que permita o reconhecimento da existência de uma grande diversidade de compostos fisiologicamente ativos produzidos por plantas e algas, da sua relevância nas comunidades biológicas e para o Homem. As áreas abrangidas incluem o metabolismo primário e secundário, estruturas secretoras, biossíntese, etnobotânica, atividade biológica, biologia molecular, quimioecologia, quimiotaxonomia, biotransformação, cultura in vitro, técnicas analíticas e a conservação da biodiversidade. A componente prática pretende integrar os conhecimentos teóricos familiarizando o aluno, do ponto de vista laboratorial, com a diversidade de recursos naturais vegetais, as estruturas secretoras que os produzem, com metodologias de isolamento, quantificação e análise e com a determinação da sua atividade biológica, a preparação de produtos à base de plantas e com a importância da conservação da biodiversidade.
Programa
Fitoquímicos: principais classes de produtos naturais vegetais Compartimentação celular das principais vias de biossíntese Estruturas secretoras e produção de produtos naturais vegetais Biologia molecular de produtos naturais vegetais Contributo da biologia molecular para a filogenia dos principais grupos de plantas Vantagens adaptativas da produção destes compostos Importância comercial e biológica para o Homem: sua importância na medicina, indústria farmacêutica, alimentar, cosmética e horticultura Modos de acção, vantagens e riscos da sua utilização Fatores que afetam a sua produção Gestão e conservação de recursos naturais vegetais. A conservação da biodiversidade a longo termo face às alterações ambientais. Principais ameaças e medidas de mitigação A biotecnologia vegetal na produção de produtos naturais vegetais
Métodos de ensino e avaliação
Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações. As aulas teóricas funcionarão preferencialmente no Modelo Síncrono Presencial. Contudo, face a qualquer contingência específica (exº alguns alunos em isolamento voluntário ou obrigatório), a aula será transmitida também em modelo Síncrono Não Presencial, utilizando ferramentas de videoconferência. As aulas práticas funcionarão preferencialmente no Modelo Síncrono Presencial, salvo determinações superiores. As aulas teóricas são expositivas, com a projecção de imagens, esquemas, tabelas, gráficos explicativos e vídeos, embora haja interacção permanente com os alunos. As aulas práticas iniciam-se com uma curta introdução teórica sobre as actividades a desenvolver. Na componente prática, os alunos formam grupos que avaliam espécies vegetais, integrando a sua componente morfológica, a composição química e actividade biológica dos produtos naturais. Discussão de artigos e seminários. A avaliação da unidade curricular tem duas componentes: - Exame Final Teórico-Prático (EFTP: 70%) e - Trabalho de Grupo (relatórios com apresentação oral e resposta a questionários por temas) (TG: 30%).