Disciplina Curricular
Bioquímica Experimental I BE-I
Licenciatura Bolonha em Bioquímica - 5_Plano 2015/16 a 2021/22
Contextos
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > -
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular (UC) visa que os estudantes dominem várias técnicas bioquímicas básicas envolvidas na preparação de material biológico e na purificação e análise de biomoléculas. No final desta UC, os alunos deverão estar aptos a: (1) otimizar o fracionamento de uma amostra biológica por centrifugação diferencial; (2) interpretar cromatogramas de acordo com os princípios da técnica realizada; (3) interpretar géis obtidos por SDS-PAGE, sob condições redutoras e não redutoras; (4) preparar quadros de purificação de proteínas; (5) quantificar o estabelecimento de interações proteína-ligando por aplicação de métodos espetrofotométricos UV-Vis ; (6) realizar o doseamento de um analito por HPLC, e (7) visualizar a estrutura 3D de proteínas através da utilização do programa Pymol. Os alunos deverão ainda desenvolver competências de tratamento e análise crítica dos resultados obtidos com vista à interpretação dos mesmos e escrita científica de relatórios.
Programa
Nesta UC serão realizados vários trabalhos práticos, com duração temporal variável: T1 – Separação e análise de componentes celulares por centrifugação celular (2 dias). T2 – Separação de misturas por cromatografia de exclusão molecular (1 dia). T3 – Introdução à visualização molecular de proteínas (1 dia). T4 – Purificação do lisozima da clara do ovo por cromatografia de troca iónica. Preparação de um quadro de purificação e análise por SDS-PAGE da separação realizada (2 dias). T5 – Determinação de diversos compostos em bebidas por cromatografia de elevada eficiência (HPLC) (1 dia). T6 – Quantificação de interações proteína-ligando por espetrofotometria de absorção UV-VIS (1 dia).
Métodos de ensino e avaliação
> Aulas laboratoriais; os estudantes trabalharão em grupos de 3 – 4 elementos. Avaliação: A avaliação desta UC envolve as seguintes componentes: (1) Avaliação dos pré-questionários e relatórios dos trabalhos práticos realizados e respetiva discussão; a nota final será ponderada pela duração de cada trabalho prático > 40% da nota final; (2) Avaliação do desempenho laboratorial (inclui apreciação da preparação prévia do trabalho, pontualidade, organização, atitude e desempenho técnico do estudante) > 10% da nota final; (3) Exame final escrito individual > 50% da nota final. O regime de avaliação terá uma componente contínua com base nos elementos referidos em (1) e (2) que será complementada com um exame final escrito de modo a avaliar o nível de competências adquiridas por cada estudante individualmente.