2021/2022

Objetivos

Curso Novo, resultante da reestruturação do Mestrado Integrado com a mesma designação.


O Mestrado em Engenharia Física tem como principal objetivo preparar profissionais com sólida formação avançada, científica e técnica, em diferentes domínios da área da engenharia e tecnologias físicas. A perspetiva de formação é a de abertura ao exterior e ligação ao mercado de emprego, colocando o estudante, e futuro profissional, em contacto com problemas associados a fenómenos físicos que estão na base da inovação tecnológica, dotando-os para isso de conhecimentos sólidos em física e de uma compreensão das abordagens de engenharia.

Este curso é concebido para estudantes que pretendam desenvolver um conhecimento em Física orientado para aplicações, preparando-os para atividades de tecnologia, engenharia avançada e desenvolvimento de sistemas complexos, habilitando-os para carreiras de I&D e/ou de desenvolvimento em ciências aplicadas, necessários para a sociedade tecnológica do presente e do futuro, estimulando ainda nos estudantes espírito criativo, autónomo, responsável e de liderança.

Competências: Investigação, projeto e desenvolvimento de processos e sistemas nas áreas de electrónica e instrumentação, sensores, metrologia e qualidade, física e tecnologia de materiais, micro e nanotecnologias, ciências do espaço, sistemas e tecnologias ópticas, fotónicas e laser. Simulação e modelação de processos e sistemas.

Saídas Profissionais

Empresas de base tecnológica | Empresas de auditoria e consultoria técnico-científica e económico-financeira | Empresas de serviços e indústria | Entidades de regulação e acreditação | Organizações internacionais de investigação científica e tecnológica | Instituições de ensino superior e de investigação.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

Guiomar Gaspar de Andrade Evans