2017/2018

Objetivos

O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Engenharia Informática visa proporcionar o aprofundamento de conhecimentos na área especializada do software, promovendo o desenvolvimento de competências para o desempenho de funções profissionais especializadas capazes de satisfazer os padrões de qualidade e as melhores práticas adotadas internacionalmente. A formação em Engenharia Informática fornecida pelo Departamento de Informática da FCUL, englobando a sequência de formação constituída pela Licenciatura em Engenharia Informática (3 anos) e o mestrado em Engenharia Informática (2 anos), foi certificada e acreditada pela Ordem dos Engenheiros.

O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Engenharia Informática compreende 4 semestres curriculares/2 anos curriculares, sendo concedido o grau de mestre a quem nele obtiver 120 créditos, afetos às áreas científicas integradas na respetiva estrutura curricular e plano de estudos, através da aprovação no curso de mestrado em Engenharia Informática com 60 créditos e da aprovação na defesa de um trabalho autónomo original, de natureza científica ou profissionalizante, com 60 créditos.

Boas razões para fazer o Mestrado em Engenharia Informática:

1. Aprofundamento de conhecimentos e especialização;
2. Juntamente com a Licenciatura em Engenharia Informática da FCUL, está acreditado pela Ordem dos Engenheiros;
3. Em Engenharia Informática a oferta de emprego excede a procura. Em 2020, estima-se que fiquem 850 mil vagas por preencher na Europa;
4. Um Engenheiro Informático é bem pago;
5. A Engenharia Informática é uma atividade criativa e interventiva.

Competências: Conceção, desenho, desenvolvimento, operação e gestão de sistemas informáticos e suas componentes: sistemas operativos, sistemas de informação, sistemas inteligentes e redes de computadores. Desenvolvimento e aplicação de soluções de engenharia de software, multimédia, computação gráfica, segurança informática, interação pessoa-máquina e robótica em todos os domínios da atividade económica e social.

Qualidades do Mestrado em Engenharia Informática da FCUL:

. Qualidade e competências do corpo docente;
. Forte ligação às empresas e sociedade;
. Boas infraestruturas laboratoriais;
. Ótima localização e acessos, e excelente ambiente de trabalho.

Áreas de Especialização:

. Arquitetura, Sistemas e Redes de Computadores;
. Engenharia de Software;
. Interação e Conhecimento;
. Sistemas de Informação.

Saídas Profissionais

Empresas de desenvolvimento de software | Empresas de consultoria | Empresas do sector financeiro, telecomunicações e de serviços | Instituições de ensino superior e de investigação | Instituições públicas.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

André Osório e Cruz de Azerêdo Falcão