2021/2022

Objetivos

O Mestrado em Engenharia Informática da FCUL fornece conhecimentos avançados na área da Engenharia Informática. Este ciclo de estudos promove o desenvolvimento de competências especializadas para o desempenho da profissão de Engenheiro Informático, satisfazendo os mais elevados padrões de qualidade e as melhores práticas adotadas internacionalmente.

A formação completa em Engenharia Informática na FCUL, englobando a formação constituída pela Licenciatura em Engenharia Informática (três anos) e o Mestrado em Engenharia Informática (dois anos), possibilita o acesso ao grau de qualificação E2 da Ordem dos Engenheiros.

O Mestrado em Engenharia Informática da FCUL aceita candidatos licenciados em Engenharia Informática pela FCUL e também licenciados em Engenharia Informática por outras instituições de ensino superior que pretendam reforçar a sua especialização na FCUL.

O ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Engenharia Informática da FCUL tem uma duração de quatro semestres / dois anos curriculares. O grau de Mestre é obtido pela realização de 120 créditos nas unidades curriculares do curso de Mestrado em Engenharia Informática, que corresponde a 66 créditos, e a realização com aprovação de um trabalho autónomo original, de natureza científica ou profissionalizante, com 54 créditos. Este trabalho autónomo original é produzido durante o 2º ano curricular e pode consistir num Projeto de Engenharia Informática, sendo o aluno integrado numa empresa e introduzido em ambiente profissional. Alternativamente, o aluno pode realizar um trabalho de Dissertação, com um cariz de investigação científica, podendo o aluno ser integrado num dos laboratórios de investigação do Departamento de Informática da FCUL.

Boas razões para fazer o Mestrado em Engenharia Informática:

1. Aprofundamento de conhecimentos e especialização em temas atuais de engenharia informática;
2. Possibilidade de realização de projeto/dissertação em contexto de empresa ou de laboratório de investigação;
3. O Mestrado em Engenharia Informática é valorizado nas ofertas de emprego;

Competências: Conceção, desenho, desenvolvimento, operação e gestão de sistemas informáticos e suas componentes: sistemas operativos, sistemas de informação, sistemas inteligentes, redes de computadores e ambientes móveis | Desenho e desenvolvimento de jogos | Proposta de soluções a problemas de grandes dados com aprendizagem automática e data mining | Desenvolvimento e aplicação de soluções de engenharia de software, multimédia, computação gráfica, segurança informática, interação pessoa-máquina e robótica. Estes temas são comuns a todos os domínios da atividade económica e social.

Qualidades do Mestrado em Engenharia Informática da FCUL:

. Conjunto diversificado e atual de especializações;
. Qualidade e competências do corpo docente;
. Forte ligação às empresas e sociedade;
. Boas infraestruturas laboratoriais;
. Ótima localização e acessos, e excelente ambiente de trabalho.

Agrupamentos Curriculares de Especialização:

. Ciência da Computação;
. Ciência de Dados;
. Engenharia de Software;
. Informática Biomédica;
. Inteligência Artificial;
. Interação pessoa-máquina;
. Jogos e Ambientes Virtuais;
. Segurança Informática;
. Sistemas Distribuídos e Redes;
. Sistemas Móveis e Ubíquos.

Mais informações sobre os Agrupamentos Curriculares de Especialização do Mestrado em Engenharia Informática.


Saiba mais sobre os Mestrados e Pós-Graduações do Departamento de Informática.

Saídas Profissionais

Empresas de desenvolvimento de software | Empresas de consultoria | Empresas do sector financeiro, telecomunicações e de serviços | Instituições de ensino superior e de investigação | Instituições públicas.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

André Osório e Cruz de Azerêdo Falcão