Disciplina Curricular
Sistemas Multi-Agente SM-Aag
Mestrado Bolonha em Engenharia Informática - 3_MEI 2012/13
Contextos
Grupo: 3_MEI 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Arquitetura, Sistemas e Redes de Computadores > Optativas > 748_1º Ano do Mestrado em Eng. Inf. - GO (ASRC) > 1º Semestre
Período:
Grupo: 3_MEI 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Interação e Conhecimento
Período:
Grupo: 3_MEI 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sistemas de Informação > Optativas > 751_1º Ano do Mestrado em Eng. Inf. - GO (SI) > 1º Semestre
Período:
Grupo: 3_MEI 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Engenharia de Software > Optativas > 749_1º Ano de Mestrado em Eng. Inf. - GO (ES) > 1º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Utilização do paradigma dos agentes como uma metáfora da computação. Recurso a tecnologias, ferramentas e técnicas para uma engenharia da programação baseada em agentes. Introdução dos conceitos de instituições, agências e comunidades electrónicas; aplicação destes conceitos em sistemas reais e paradigmas emergentes. Desenvolver uma solução de um problema real através de uma abordagem suportada por um sistema multiagente.
Programa
Agentes, uma metáfora da computação como interacção. Simulação de agentes no ataque à complexidade. Tecnologias, ferramentas e técnicas: nível organizacional, auto-organização e complexidade, confiança e reputação, coordenação, negociação e comunicação, modelos e arquitecturas de agentes, infra-estruturas e oficinas, engenharia da programação baseada em agentes, métodos formais e interfaces. Instituições e comunidades electrónicas. Aplicações actuais e emergentes: sistemas autónomos, semantic web, ambientes inteligentes, computação orientada aos serviços na Internet, computação em grelha, computação peer-to-peer.
Métodos de ensino e avaliação
Uma componente teórica onde são expostos os diversos conceitos relacionados com o programa da cadeira, incentivando uma forte participação critica e fomentando as discussões por parte dos alunos. Uma componente prática, onde todos os conceitos teóricos vão sendo progressivamente aplicados e explorados pelos alunos em situações de aplicações reais. Avaliação: Prova escrita individual. Projecto que pode ser um trabalho teórico ou o desenvolvimento de uma aplicação prática. Participação e pequeno projetos nas aulas. Nota final é calculada como 50% da nota da primeira componente, 35% da segunda e 15% da terceira