Disciplina Curricular
Métodos e Estudos com Utilizadores MEU
Mestrado Bolonha em Engenharia Informática - 3_MEI 2012/13
Contextos
Grupo: 3_MEI 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sistemas de Informação > Optativas > 751_1º Ano do Mestrado em Eng. Inf. - GO (SI) > 2º Semestre
Período:
Grupo: 3_MEI 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Interação e Conhecimento > Optativas > 750_1º Ano do Mestrado em Eng. Inf. - GO (IC) > 2º Semestre
Período:
Grupo: 3_MEI 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Engenharia de Software > Optativas > 749_1º Ano de Mestrado em Eng. Inf. - GO (ES) > 2º Semestre
Período:
Grupo: 3_MEI 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Arquitetura, Sistemas e Redes de Computadores > Optativas > 748_1º Ano do Mestrado em Eng. Inf. - GO (ASRC) > 2º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo desta unidade curricular é dar aos alunos o âmbito geral do processo de investigação em Interação Pessoa-Máquina (IPM), começando com a identificação de um problema de investigação, estabelecimento de um conjunto de hipóteses, o planeamento das experiências, a recolha de dados, e a sua análise e apresentação. Em particular, a disciplina está dividida nos seguintes tópicos principais: 1) Investigação experimental; 2) Métodos de investigação, abrangendo métodos qualitativos, quantitativos e mistos; 3) Trabalhar com participantes, incluindo participantes com deficiências; 4) Análise de dados, qualitativa e quantitativa; 5) Reportar os resultados.
Programa
Os tópicos principais a abordar na unidade curricular são: Introdução à investigação em Interação Pessoa-Máquina Investigação experimental Métodos de investigação Participantes Análise Quantitativa de Dados Análise Qualitativa de Dados Reporte de resultados
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas: Apresentação e análise detalhada dos conceitos que fazem parte do programa da unidade curricular. Análise de casos de estudo, focando-se nos métodos de investigação usados e na análise realizada. Aulas práticas laboratoriais: Resolução de exercícios práticos e exploração de casos de estudo. Avaliação: Componente teórica (análise e apresentação de artigos) e prática (projeto)