Disciplina Curricular
Métodos e Estudos com Utilizadores MEU
Mestrado Bolonha em Engenharia Informática - 4_MEI 2020/21
Contextos
Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > 721 - MEI Grupo Opcional Geral
Período:
Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Agrupamento Curricular de Especialização > Interação Pessoa-Máquina > 710 - Interação Pessoa-Máquina - Livres
Período:
Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Agrupamento Curricular de Especialização > Interação Pessoa-Máquina > 709 - Interação Pessoa-Máquina - Nucleares
Período:
Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Agrupamento Curricular de Especialização > Ciência de Dados > 718 - Ciência de Dados - Livres
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo desta unidade curricular é dar aos alunos o âmbito geral do processo de investigação em Interação Pessoa-Máquina (IPM), começando com a identificação de um problema de investigação, estabelecimento de um conjunto de hipóteses, o planeamento das experiências, a recolha de dados, e a sua análise e apresentação. Em particular, a disciplina está dividida nos seguintes tópicos principais: 1) Investigação experimental; 2) Métodos de investigação, abrangendo métodos qualitativos, quantitativos e mistos; 3) Trabalhar com participantes, incluindo participantes com deficiências; 4) Análise de dados, qualitativa e quantitativa; 5) Reportar os resultados.
Programa
Os tópicos principais a abordar na unidade curricular são: Introdução à investigação em Interação Pessoa-Máquina Investigação experimental Métodos de investigação Participantes Análise Quantitativa de Dados Análise Qualitativa de Dados Reporte de resultados
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação desta unidade curricular contempla uma dimensão de cariz teórico, através de um exame final (ou testes ao longo do semestre) e análise e apresentação de artigos científicos, e outra de cariz prático, através do desenvolvimento de um projeto ao longo do semestre, onde os alunos devem aplicar os métodos de investigação aprendidos. Estas duas componentes permitem aos alunos a consolidação das matérias lecionadas.