Disciplina Curricular

Inteligência Artificial em Jogos IAJ

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática - 4_MEI 2020/21

Contextos

Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > 721 - MEI Grupo Opcional Geral

Período:

Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Agrupamento Curricular de Especialização > Jogos e Ambientes Virtuais > 708 - Jogos e Ambientes Virtuais - Livres

Período:

Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Agrupamento Curricular de Especialização > Jogos e Ambientes Virtuais > 707 - Jogos e Ambientes Virtuais - Nucleares

Período:

Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Agrupamento Curricular de Especialização > Inteligência Artificial > 712 - Inteligência Artificial - Livres

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O desenvolvimento de jogos tem-se imposto como uma área de sucesso da informática. As receitas geradas pela comercialização destas aplicações atinge o nível da indústria cinematográfica. A nível técnico, os requisitos de desempenho destas aplicações obrigam a explorar as máquinas ao limite. A pressão sobre a indústria para atingir e manter estes níveis é considerável, forçando inovações ao nível da interactividade e dos desafios apresentados para estratégias de jogo. Esta disciplina permite aos alunos contactar com técnicas actualmente usadas no desenvolvimento da componente inteligente dos jogos. O objectivo é dar aos alunos a oportunidade de alargar os conhecimentos de Inteligência Artificial e aplicá-los em novas situações reais. O foco central é o estudo e análise de diversas técnicas de IA aplicadas a jogos, embora em algumas situações sejam estudadas outras abordagens que, apesar de apresentarem resultados promissores, ainda não tiveram aplicação prática nesta área.

Programa

História e evolução da aplicação da IA em jogos Representação e comunicação Movimentação e Planeamento de trajectos Arquitecturas e comportamentos de personagens Técnicas de Planeamento Aprendizagem e Adaptação de Comportamentos Tácticas e Estratégias Aplicação em casos reais 

Métodos de ensino e avaliação

Um método de ensino com uma forte componente prática, onde todos os conceitos teóricos vão sendo aplicados e explorados pelos alunos em situações de jogos reais. A avaliação terá um equilíbrio entre uma componente prática, constituída por um conjunto de trabalhos a realizar ao longo do semestre e uma componente teórica a avaliar em exame. Propõe-se: Trabalhos práticos (50%) + Exame teórico (50%)

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre