Disciplina Curricular
Multimédia Mult
Mestrado Bolonha em Engenharia Informática - 4_MEI 2020/21
Contextos
Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > 721 - MEI Grupo Opcional Geral
Período:
Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Agrupamento Curricular de Especialização > Jogos e Ambientes Virtuais > 708 - Jogos e Ambientes Virtuais - Livres
Período:
Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Agrupamento Curricular de Especialização > Interação Pessoa-Máquina > 710 - Interação Pessoa-Máquina - Livres
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Compreender e aprender conceitos e tecnologias subjacentes ao processamento, concepção, construção e interacção com informação multimédia. Tópicos: Tipos de média digitais; Compressão e codificação, estrutura e metadados; Processamento e extracção de características; Autoria, aspectos tecnológicos, metodológicos e cognitivos da integração e interacção em ambientes multimédia; Novas perspectivas em multimédia.
Programa
1. Introdução: conceitos, história, modelos, tecnologia, aplicações e desafios; 2. Tipos de Media I: panorâmica, representação digital, digitalização, informação estática e dinâmica, texto, gráficos, imagens, vídeo, animação e áudio; 3. Autoria: paradigmas, ferramentas, design e projectos multimédia; 4. Processamento Multimédia: segmentação, indexação, metadados, extracção de características, recuperação e autoria; 5. Tipos de Media II - Inside Media Types: técnicas de compressão sem e com perdas, formatos, normas para imagens, vídeo e áudio; 6. Perspectivas: novos tópicos de investigação, paradigmas e aplicações.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação desta unidade curricular contempla uma dimensão de natureza teórica, através de um exame final, e outra de natureza prática, através do desenvolvimento de um projecto ao longo do semestre. Estas duas componentes permitem aos alunos a consolidação das matérias lecionadas.