Disciplina Curricular
Desenho e Desenvolvimento de Jogos DDJ
Mestrado Bolonha em Engenharia Informática - 4_MEI 2020/21
Contextos
Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > 721 - MEI Grupo Opcional Geral
Período:
Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Agrupamento Curricular de Especialização > Jogos e Ambientes Virtuais > 708 - Jogos e Ambientes Virtuais - Livres
Período:
Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Agrupamento Curricular de Especialização > Jogos e Ambientes Virtuais > 707 - Jogos e Ambientes Virtuais - Nucleares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Espera-se que os estudantes adquiram os fundamentos da teoria de jogos, design, análise e implementação de jogos digitais. Os estudantes adquiram a capacidade de criar protótipos, realizar sessões de playtest e iterar os seus protótipos com base nos estudos conduzidos. Fornecer aos estudantes a habilidade de identificar, refletir e discutir estruturas de jogos, escolhas de design e seu impacto na experiência do jogador. Destacar a importância e os benefícios do design inclusivo de jogos"
Programa
Este curso tem como objetivo oferecer uma ampla cobertura dos tópicos relevantes para o design e desenvolvimento de jogos digitais. É composto por oito módulos: 1) Modelos de Motivação do Jogador; 2) Estruturas e Padrões de Jogo; 3) Elementos Formais e Dramáticos; 4) Análise de Jogos; 5) Dinâmica de Sistemas; 6) Prototipagem e Desenvolvimento; 7) Testes de Jogabilidade; e 8) Jogos Inclusivos.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas são de exposição e discussão da matéria privilegiando aprendizagem ativa. Os tópicos discutidos são depois exercitados com entregas de relatórios individuais abrangendo uma variedade de conceitos teóricos relevantes para o design e desenvolvimento de jogos digitais. As aulas teórico práticas introduzem matéria prática, exercícios complementares sincronizados com o conteúdo teórico, acompanham a execução dos dois projetos de grupo incluindo momentos de apresentação, discussão e avaliação. Os dois projetos práticos da cadeira são parcialmente realizados e avaliados nas aulas: design e prototipagem de jogo de tabuleiro e design e implementação de jogo digital. Por último, os alunos são confrontados com um Desafio Individual de Game Research (leitura, apresentação e discussão de artigos científicos) e/ou Developer (desafio de implementação com base em estruturas de jogos aprendidas).