Disciplina Curricular
Desenho e Desenvolvimento de Jogos DDJ
Mestrado Bolonha em Engenharia Informática - 4_MEI 2020/21
Contextos
Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > 721 - MEI Grupo Opcional Geral
Período:
Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Agrupamento Curricular de Especialização > Jogos e Ambientes Virtuais > 708 - Jogos e Ambientes Virtuais - Livres
Período:
Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Agrupamento Curricular de Especialização > Jogos e Ambientes Virtuais > 707 - Jogos e Ambientes Virtuais - Nucleares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Espera-se que os estudantes adquiram os fundamentos da teoria de jogos, design, análise e implementação de jogos digitais. Os estudantes adquiram a capacidade de criar protótipos, realizar sessões de playtest e iterar os seus protótipos com base nos estudos conduzidos. Fornecer aos estudantes a habilidade de identificar, refletir e discutir estruturas de jogos, escolhas de design e seu impacto na experiência do jogador. Destacar a importância e os benefícios do design inclusivo de jogos"
Programa
Este curso tem como objetivo oferecer uma ampla cobertura dos tópicos relevantes para o design e desenvolvimento de jogos digitais. É composto por oito módulos: 1) Modelos de Motivação do Jogador; 2) Estruturas e Padrões de Jogo; 3) Elementos Formais e Dramáticos; 4) Análise de Jogos; 5) Dinâmica de Sistemas; 6) Prototipagem e Desenvolvimento; 7) Testes de Jogabilidade; e 8) Jogos Inclusivos.
Métodos de ensino e avaliação
Atividades Teóricas (15%): Cinco relatórios abrangendo uma variedade de conceitos teóricos; Projeto em Grupo: Parcialmente realizado e avaliado nas aulas. Design e prototipagem de jogo de tabuleiro (30%) Design e implementação de jogo digital (40%) Desafio Individual (15%) (uma das duas opções a seguir): a) Game Research- Apresentação de três artigos de Game Research; b) Developer- Desafio de implementação com base em estruturas de jogos aprendidas;