Disciplina Curricular
Sistemas Ciberfísicos SCib
Mestrado Bolonha em Engenharia Informática - 4_MEI 2020/21
Contextos
Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > 721 - MEI Grupo Opcional Geral
Período:
Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Agrupamento Curricular de Especialização > Sistemas Móveis e Ubíquos > 702 - Sistemas Móveis e Ubíquos - Livres
Período:
Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Agrupamento Curricular de Especialização > Sistemas Móveis e Ubíquos > 701 - Sistemas Móveis e Ubíquos - Nucleares
Período:
Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Agrupamento Curricular de Especialização > Segurança Informática > 706 - Segurança Informática - Livres
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os estudantes serão expostos aos sistemas ciberfísicos (Cyber-Physical Systems – CPS), desde os seus conceitos fundamentais até às suas múltiplas aplicações. Após conclusão do semestre conhecerão o estado-da-arte na área e as problemáticas relacionadas com o desenho e implementação de CPS, desde as aplicações mais comuns às mais inovadoras. Os principais aspetos do desenho e implementação serão abordados nas vertentes teórica e prática: modelação de sistemas físicos e interação com os mesmos; requisitos e modelos; sistemas operativos de tempo real; redes de sensores e de atuadores, incluindo problemas e abordagens, tecnologias e soluções, bem como normas de comunicação; e fusão de dados e segurança de funcionamento centrada nos dados.
Programa
1 - Introdução aos sistemas ciberfísicos, embebidos e de tempo real; 2 – Modelos de sistemas físicos (contínuos e discretos); 3 – Sistemas de controlo (aquisição de dados, malha de realimentação e controlo PID); 4 – Paradigmas de sistemas ciberfísicos e de tempo real (modelos de tempo real); 5 – Sistemas operativos de tempo real (particionamento tempo-espaço, escalonamento e serviços); 6 – Comunicação (paradigmas e tecnologias de redes normalizadas com e sem fios); 7 – Fusão de dados (processamento de grandes volumes de dados, aprendizagem automática e segurança de funcionamento centrada nos dados); 8 – Aplicações (estado da arte e o futuro).
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação dos alunos compreende três componentes: Exame (40%), 2 trabalhos de projeto (50%) e 2 trabalhos de grupo (20%).