Disciplina Curricular
Animação e Ambientes Virtuais AAVir
Mestrado Bolonha em Engenharia Informática - 5_MEI 2025/26
Contextos
Grupo: 5_MEI 2025/26 > 2º Ciclo > Parte Escolar > 2033 - MEI - Grupo Opcional Geral (CEI)
Período:
Grupo: 5_MEI 2025/26 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Agrupamento Curricular de Especialização > Jogos e Ambientes Virtuais > 2025 - MEI - Jogos e Ambientes Virtuais - Nucleares
Período:
Grupo: 5_MEI 2025/26 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Agrupamento Curricular de Especialização > Jogos e Ambientes Virtuais > 2026 - MEI - Jogos e Ambientes Virtuais - Livres
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Grandes desafios que se colocam na criação de humanos virtuais em ambientes virtuais (por exemplo em: video-jogos e filmes de animação por computador) e as abordagens concebidas para os resolver. Os estudantes terão capacidades para criar ambientes virtuais e modelos animados simples de personagens (usando o Blender ou outra ferramenta similar). São ainda abordados dois temas de grande aplicação na atualidade: a Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Os estudantes serão capazes de compreender o diversos tipos de tecnologias utilizadas nestas áreas e compreenderão o seu potencial de aplicação em áreas tão diversas como o entretenimento, o marketing, diversas situações de treino ou o tratamento de diversos tipos de fobias, entre outros.
Programa
Realidade Virtual. Realidade Aumentada. Modelação 3D. Animação facial e do corpo. Simulação de cabelo. Simulação de roupa/tecido. Animação comportamental. Simulação de multidões.
Métodos de ensino e avaliação
Um trabalho de pesquisa bibliográfica e Exame ou Um trabalho de implementação e Exame.