Sumários
Exercícios de operações aritméticas e lógicas.
19 Outubro 2016, 09:30 • José Manuel de Sousa de Matos Rufino
Guião de Arquitecturas de Computadores, Fascículos ARP3 e SN2 - Representação e aritmética de números naturais. Detecção de overflow em aritmética natural. Operações lógicas. Realização no quadro de exercícios selecionados deste fascículo. Resposta a questões colocadas pelos alunos.
Exercícios de operações aritméticas e lógicas.
19 Outubro 2016, 08:00 • José Manuel de Sousa de Matos Rufino
Guião de Arquitecturas de Computadores, Fascículos ARP3 e SN2 - Representação e aritmética de números naturais. Detecção de overflow em aritmética natural. Operações lógicas. Realização no quadro de exercícios selecionados deste fascículo. Resposta a questões colocadas pelos alunos.
Exercícios de operações aritméticas e lógicas.
18 Outubro 2016, 11:30 • José Manuel de Sousa de Matos Rufino
Guião de Arquitecturas de Computadores, Fascículos ARP3 e SN2 - Representação e aritmética de números naturais. Detecção de overflow em aritmética natural. Operações lógicas. Realização no quadro de exercícios selecionados deste fascículo. Resposta a questões colocadas pelos alunos.
Representação e aritmética de números naturais. Operações aritméticas e lógicas.
18 Outubro 2016, 10:00 • José Manuel de Sousa de Matos Rufino
Organização de dados em memória: multibyte words e endianess. Representação e aritmética de números naturais. Operações lógicas. Elementos de arquitetura: a unidade aritmética e lógica; relação com linguagens de programação; as instruções do ISA IA-32.
Prática laboratorial de bases de numeração.
14 Outubro 2016, 09:30 • António Casimiro Ferreira da Costa
Guião de Arquitecturas de Computadores, Fascículo PDP5. Bases de numeração e seu uso na reprentação dos dados de um programa. Fundamentos do formato ELF e suas secções. Representação e organização de dados na memória (incluindo endianess). Declaração de variáveis em linguagem C e análise da sua colocação em memória, usando listagens em linguagens assembly e máquina. Acompanhamento dos alunos no laboratório e resposta às questões colocadas. Questionário relâmpago de avaliação contínua.