Sumários

BAC 9

27 Março 2020, 14:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 2 – A origem da problemática ambiental

Como evoluiu a preocupação com o ambiente: surgimento das modernas ideias sobre ambiente e recursos nos últimos 150 anos; a primeira lei com objectivos conservacionistas (1805); Alexander Gibson e o primeiro programa de conservação da floresta com base em princípios científicos (1842); Yellowstone, o primeiro Parque Natural de âmbito nacional; o Sierra Club, fundação, missão, modo de actuação e actividades; o 8.º Congresso Internacional de Zoologia e a proposta de criação de uma comissão internacional para a conservação da natureza (1905); Criação da Sociedade Pan-Russa da Protecção da Natureza (1924); a International Union for Conservation of Nature (IUCN), fundação, autoridade, missão, actividades dos anos 1960 até à actualidade e composição actual; o World Wildlife Fund (WWF), fundação e missão; Rachel Carson, formação e actividade, a trilogia sobre a vida nos oceanos e Silent Spring (1962), um dos livros de divulgação mais importantes de todos os tempos; Garrett Hardin, as suas ideias sobre os perigos da sobrepopulação, a 1.ª lei de Hardin sobre Ecologia Humana e The Tragedy of the Commons; O Clube de Roma, fundação, actividade e o Relatório Meadows (The Limits to Growth); a Conferência de Estocolmo, motivação, organização, a divergência de opiniões, a Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano e a importância dessa declaração.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

A aula foi leccionada à distância com recurso à aplicação Zoom.


BAC 8

25 Março 2020, 15:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 2 – A origem da problemática ambiental

Fases da relação Homem/Natureza: 1) a vida em equilíbrio com a natureza e a natureza como um organismo vivo, durante a fase de caça/recolecção; 2) a natureza como uma fonte de recursos, do Neolítico, com o início das práticas agrícolas e pecuárias, até meados do século XIX, numa altura em que algumas preocupações e práticas conservacionistas já se começavam a fazer sentir; 3) a industrialização, da revolução industrial até meados do séc. XX, quando a visão conservadorista dá lugar à visão ambientalista; 4) fase de transição, até à actualidade, quando surge o conceito de sustentabilidade, como objectivo desejável na relação do Homem com a natureza; 5) fase pós-industrial, associada à perspectiva da necessidade de uma alteração de paradigmas; características particulares de cada uma das fases.

Como nasceu a preocupação com o ambiente: acções de conservação ao longo da história antiga; os efeitos da colonização internacional; Aristóteles e os cuidados com os bens comuns; Platão e a degradação dos terrenos desflorestados; John Evelyn e o seu tratado de silvicultura, onde expõe a ideia da necessidade de gestão das florestas; cuidados e práticas dos administradores coloniais do século XVIII, os exemplos das ilhas de Tobago e Maurícias; Stephen Hales e a relação entre vegetação e precipitação.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

A aula foi leccionada à distância com recurso à aplicação Zoom.


BAC 7

20 Março 2020, 14:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 2 – A origem da problemática ambiental

A relação do Homem com o ambiente: características gerais da população mundial, dimensão actual, crescimento e projecções; distribuição mundial do território humanizado e do não humanizado e relação destes com a distribuição da densidade populacional humana; crescimento da população humana em regiões mais e menos desenvolvidas, entre 1750 e a actualidade, e projecção até 2100; as condições ambientais na actualidade – a água (possivelmente o recurso mais crítico), a produção de alimento, a obtenção e uso da energia, a emissão de gases com efeito de estufa e fenómenos relacionados (nomeadamente o aquecimento global, as alterações climáticas e a ocorrência de eventos extremos, a fusão das calotes polares e o descongelamento do permafrost), a qualidade do ar e a perda de biodiversidade (relacionada com a destruição de habitat, a sobre exploração, a eliminação de espécies e a introdução de organismos exóticos).

A necessidade de gerir e conservar os recursos: a constatação da necessidade de quebrar o ciclo de crescente degradação ambiental e o surgimento dos conceitos/disciplinas de Conservação, Avaliação de Impacto, Gestão, Ordenamento e Monitorização do Ambiente e dos Recursos Naturais.

Um exemplo de informação falsificada disponível na internet.

H. sapiens não está sozinho na tendência de expansão: parasitas e doença, alelopatia e fermentações.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

A aula foi leccionada à distância com recurso à aplicação Zoom.


BAC 6

18 Março 2020, 15:00 Carlos António da Silva Assis

Introdução – Passagem de BAC para ensino à distância

Novas condições das aulas de BAC e alterações implicadas pela adopção do novo modelo: distribuição do tempo da aula; maiores dificuldades na interacção com os alunos; ausência de sinais da audiência; modelo de esclarecimento de dúvidas; prescrição de trabalhos de pesquisa.

Resumo alargado da aula anterior.

Tema 2 – A origem da problemática ambiental

H. sapiens é finalmente apenas mais uma espécie: posição de H. sapiens na classificação da 1.ª edição de Systema Naturae de Lineu (1735); análise das ideias de Thomas Malthus expressas em “Essay on the Principle of Population” (1798) e sua relação com o modelo de crescimento populacional; aspectos não previstos na teoria de Malthus; Darwin e “On the Origin of Species” (1859) e “The descent of man, and selection in relation to sex” (1871); relação entre taxas de natalidade e mortalidade e crescimento populacional em diferentes estados de desenvolvimento; distribuição do crescimento populacional por região geográfica.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

A aula foi leccionada à distância com recurso à aplicação Zoom.


Not Taught.

13 Março 2020, 14:00 Carlos António da Silva Assis

A aula não foi leccionada na sequência das instruções dadas pelo Sr. Reitor da UL e reforçadas pelo Director da FCUL, em mensagens de correio electrónico datadas de 9 de Março de 2020, transpostas para o ponto n.º 2 da secção “Suspensão de actividades” do despacho do Director D/14/2020, de 10 de Março de 2020, que suspende todas as actividades lectivas presenciais na Faculdade de Ciências, referindo o dia 16 de Março como a data a partir da qual as actividades lectivas devem ser retomadas à distância.