Sumários

Not Taught.

22 Abril 2020, 15:00 Carlos António da Silva Assis

A aula não se realizou por determinação superior (D/17/2019, referente ao calendário escolar para o ano lectivo de 2019-2020), a qual estipula que não haja aulas no dia 22 de Abril de 2020 entre as 14:00 e as 17:00 horas.


BAC 13

17 Abril 2020, 14:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 4 – Impacto da actividade humana

As regiões biogeográficas (biomas): definição de bioma/região biogeográfica; tipos de regiões biogeográficas (biomas terrestres e ecossistemas marinhos, dulçaquícolas e de transição); principais biomas continentais; a distribuição geográfica dos biomas continentais, as diferenças na composição das comunidades e as razões dessas diferenças e a sua importância para o estudo da Biologia Ambiental.

Definição de biomassa, produção e produtividade.

Temperatura e precipitação como factores determinantes da distribuição dos biomas, tanto em latitude, como em altitude.

A relação humana com os principais biomas continentais: extensão ocupada por cada bioma e grau de humanização; características dos biomas que os tornam mais vulneráveis à actividade humana.

A conversão do habitat natural para uso humano como a mais importante causa única de perda de biodiversidade.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

A aula foi leccionada à distância com recurso à aplicação Zoom.


BAC 12

15 Abril 2020, 15:00 Carlos António da Silva Assis

Divulgação junto dos alunos do conteúdo do Despacho D/19/2020, de 10 de Abril, que determina as medidas a adoptar na sequência do prolongamento da suspensão de todas as actividades lectivas presenciais, incluindo a avaliação de conhecimentos, até ao final do semestre. De acordo com as instruções do próprio despacho, apresentação aos alunos das alterações introduzidas no que se refere aos conteúdos programáticos, que passarão apenas por um aligeiramento dos assuntos ainda por abordar, e à avaliação, que manterá as suas características, embora à distância através da plataforma Moodle.

Análise das respostas dos alunos a um inquérito feito com o objectivo de colher opiniões acerca da forma como estão a correr, no seu entender, as aulas à distância. Uma atenção particular foi dedicada a algumas sugestões dos alunos.

Tema 3 – O funcionamento do ambiente

O conceito de Biodiversidade, as suas dimensões e conceitos associados: conceitos de abundância, riqueza específica, equitabilidade e complexidade ambiental; conceitos de variedade e variabilidade e o seu valor relativo; conceito de nicho ecológico segundo C. S. Elton (1927) e G. E. Hutchinson (1937); relação entre todos os conceitos anteriormente enunciados e biodiversidade.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

A aula foi leccionada à distância com recurso à aplicação Zoom.


BAC 11

3 Abril 2020, 14:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 3 – O funcionamento do ambiente

O conceito de Biodiversidade: declaração da Assembleia Geral das Nações Unidas, em dezembro de 2010, instituindo a década de 2011-2020 como “Década da Biodiversidade das Nações Unidas”, como incentivo para a implementação do Plano Estratégico para a Biodiversidade e para serem atingidos os Alvos da Biodiversidade, de Aichi; o conceito de biodiversidade no senso comum, normalmente associado ao número de espécies; definição de biodiversidade segundo o Dicionário da Língua Portuguesa; a primeira utilização, em 1916, por Arthur Harris, do conceito de diversidade biológica, a sua popularização por Thomas Lovejoy e a contração para Biodiversidade por Walter Rosen; a definição de diversidade biológica no sentido moderno, por Bruce Wilcox, em 1984; as quatro dimensões do conceito de biodiversidade (genética, específica, ecológica e funcional); a relatividade do conceito de biodiversidade.

Convenção das Nações Unidas sobre Biodiversidade: conceito de biodiversidade adoptado pela Convenção; datas de adopção, disponibilidade para assinatura, transposição para a legislação portuguesa e ratificação da Convenção; objectivos da Convenção; composição da convenção (assuntos abordados); acordos suplementares associados à Convenção; o Protocolo de Cartagena e o seu objectivo; o Protocolo de Nayoga e o seu objectivo; o Plano Estratégico para a Biodiversidade, seu objectivo e composição; as metas de Aichi (5 objectivos e 20 proposições).

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

A aula foi leccionada à distância com recurso à aplicação Zoom.


BAC 10

1 Abril 2020, 15:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 3 – O funcionamento do ambiente

A enorme complexidade do ambiente: os elementos do ambiente – espeço físico, os parâmetros físico-químicos e o clima e os sistemas vivos; as relações de influência e de retro-influência entre todos os elementos; a influência recíproca entre os vários sistemas vivos; as diferentes combinações dos elementos do ambiente e a geração de diversidade, as diferentes relações estabelecidas entre eles e a geração de complexidade; a diversidade e a complexidade dos sistemas vivos, adicionada à sua tendência para expansão e à sua capacidade de adaptação como geradoras de dinamismo, equilíbrio e resiliência; a capacidade do ambiente para recuperar de alterações profundas pontuais, contra a dificuldade em recuperar de alterações leves e múltiplas quando cumulativas e continuadas.

As sociedades actuais e as decisões perspectivadas de acordo com a relação de custo/benefício: dificuldade em atribuir um valor ao ambiente e aos seus elementos e a consequente dificuldade em equacionar o valor do ambiente num dos pratos de uma balança ao planear e decidir sobre o valor social de intervenções humanas; o porquê dessa dificuldade.

A contabilização dos prejuízos feita a posteriori: perda de vidas e dispêndio de verbas em consequência de eventos extremos nos Estados Unidos entre 2004 e 2013; Relatório da World Metheorological Organization (WMO) sobre a ocorrência de eventos extremos à escala global, em 2016; a dificuldade em estabelecer um nexo de causa directo entre as intervenções no ambiente e a ocorrência de eventos extremos; evolução da frequência de eventos extremos de 1980 a 2014; riscos climáticos, eventos extremos e impactos relacionados em 2017 (dados da WMO); estado do clima global em 2017 (dados da WMO); imagens ilustrativas de eventos extremos, relacionados com tempestades atmosféricas, hidrodinamismo costeiro, inundações, fogos florestais descontrolados, seca, tornados e furacões.

Análise do funcionamento de sistemas complexos através da integração do estudo independente de alguns dos seus elementos (bióticos e abióticos) e dos seus processos (transferência de matéria e energia, associações bióticas, sucessão ecológica e evolução).

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

A aula foi leccionada à distância com recurso à aplicação Zoom.