Sumários

Not Taught.

11 Março 2020, 15:00 Carlos António da Silva Assis

A aula não foi leccionada na sequência das instruções dadas pelo Sr. Reitor da UL e reforçadas pelo Director da FCUL, em mensagens de correio electrónico datadas de 9 de Março de 2020, transpostas para o ponto n.º 2 da secção “Suspensão de actividades” do despacho do Director D/14/2020, de 10 de Março de 2020, que suspende todas as actividades lectivas presenciais na Faculdade de Ciências, referindo o dia 16 de Março como a data a partir da qual as actividades lectivas devem ser retomadas à distância.


BAC 5

6 Março 2020, 14:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 2 – A origem da problemática ambiental

“Sede fecundos e multiplicai-vos”: tendência para o crescimento exponencial das populações de todas as espécies (curva em “J”); restrições ambientais ao crescimento exponencial das populações e respectivo nível de actuação; balanço entre os factores relacionados com o aumento populacional (natalidade e imigração) e com a redução populacional (mortalidade e emigração); a curva logística de crescimento populacional (curva em “S” e a capacidade de carga, ou de sustento, do meio; efeito da variação da capacidade de carga do meio; formas directas e indirectas de actuação de H. sapiens sobre as populações naturais; ameaça comercial e ameaça biológica; um exemplo: o colapso da pesca de bacalhau na Terra Nova.

“Dominai a Terra e todas as suas criaturas”: evolução do crescimento da população humana até à actualidade; efeito da peste negra (bubónica) no séc. XV, da revolução industrial e dos avanços tecnológicos do século XX; contagem actual do número de indivíduos da população humana; desenvolvimento da tecnologia e necessidade crescente de recursos.

H. sapiens de novo: evolução da relação do Homem com as restrições ambientais ao crescimento populacional, desde a origem da espécie, durante o Paleolítico e a partir do Neolítico; libertação sucessiva em relação aos limites impostos pelos factores abióticos, topográficos e bióticos do meio; papel do desenvolvimento tecnológico no aumento da capacidade de carga do meio para o Homem e entrada numa espiral de aumento do consumo de recursos.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


BAC 4

4 Março 2020, 15:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 2 – A origem da problemática ambiental

Homo sapiens: expansão em área colonizada, em densidade, em número e em esperança de vida; desenvolvimento de tecnologia para explorar os recursos necessários; introdução de alterações significativas no ambiente; consequências das acções humanas para o ambiente natural.

Como H. sapiens foi capaz de dominar o ambiente: vantagens de H. sapiens em relação às outras espécies animais e crença num “mandato divino para dominar a Terra”, uma crença enraizada na filosofia precoce; a origem e o destino da Humanidade segundo o Genesis e a ênfase em algumas "ordens divinas".

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


BAC 3

28 Fevereiro 2020, 14:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 1 – Introdução

Conceitos e definições: a) definição e âmbito das áreas de Biologia Ambiental e de Biologia da Conservação, com conteúdos que se interceptam; a Biologia Ambiental como uma área altamente interdisciplinar, que fornece uma visão holística do mundo à nossa volta; a Biologia da Conservação e os seus objectivos e princípios éticos; b) definição dos conceitos de Conservacionista, “Preservacionista”, Ambientalista e Ecologista, e de Recursos Naturais, Recursos Renováveis e Não-renováveis, Sustentabilidade, Exploração Sustentável e Desenvolvimento Sustentável.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


BAC 2

21 Fevereiro 2020, 14:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 1 – Introdução

A Biologia Ambiental e a Conservação na ordem do dia: A maioria dos problemas que preocupam a nossa sociedade está directa ou indirectamente relacionada com questões ambientais. Breve listagem dos principais tipos de problemas ambientais. Entre a total indiferença e o fundamentalismo, onde está a virtude? E cada um de nós, é inocente? Que atitude assume, entre a completa negação e o activismo exacerbado? Reflitamos sobre o assunto (uma provocação aos alunos) alguns exemplos: a eliminação de resíduos, a poluição, a escassez de água potável, a exploração de recursos e a desflorestação.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.