Sumários

Aula 26

6 Maio 2021, 17:30 Solveig Thorsteinsdottir

"Como é que a Biologia do Desenvolvimento nos ajuda no estudo de doenças?". Conferência proferida pela Doutora Ana Rita Carlos


AULA 6 – Fertilização o desenvolvimento precoce no ouriço-do-mar ao vivo

4 Maio 2021, 13:00 Solveig Thorsteinsdottir

Aula presencial dada em colaboração com uma docente da disciplina Biologia da Reprodução (que tem 30 alunos em comum com a Biologia do Desenvolvimento Animal. Os alunos das três turmas práticas PL21, PL23 e PL22 foram distribuidos por 6 horários diferentes (4 turnos no dia 4 de maio e 2 turnos no horário da Biologia da Reprodução no dia 6 de maio). A aula contou para ambas as disciplinas.

 

Objetivos da aula:  

Objetivo 1: Observação de oócitos e espermatozóides

Objetivo 2: Observação da fertilização.

Objettivo 3: Observação das modificações que ocorrem ao nível do núcleo e citoplasma até a primeira divisão mitótica. Observação da segunda clivagem.

 

Protocolo da aula:

Observação de oócitos:

·      Colocar uma gota de oócitos em água do mar numa lâmina e observar no microscópio (obj. 10x - não usar a objectiva de 40x!!). Identificar oócitos maduros e imaturos.

·      Adicionar uma gota muito pequena de tinta de China e misturar com um palito. Observar a geleia.

 

Observação de espermatozóides:

(só podem usar a objetiva de 40x COM LAMELA - a água do mar destrói objectivas!).

·      Preparar sémen diluído em água do mar. Observar com a objetiva de 10x sem lamela e depois colocar uma lamela e observar com a objetiva de 40x

 

Fertilização:

·      Preparar uma caixa de Petri com oócitos em água do mar. Colocar uma gota de oócitos numa lâmina, colocar no microscópio e focar com a objetiva de 10x. 

·      A docente adiciona esperma diluído à caixa de Petri (vai ser usado para observar as fases de clivagem) e coloca uma gota de esperma na lâmina.

·      Juntar a gota de esperma com a gota de oócitos usando um palito. Observar a fertilização.

 

Clivagem:

·        Retirar uma gota de embriões em clivagem da caixa de Petri e observar sem lamela com a objetiva de 10x. Observar a alteração ao nível do núcleo e a formação do fuso mitótico.Observar a 1ª divisão mitótica (±40-50* min após a fertilização), a 2ª divisão mitótica (10-15* min após a 1ª) e a 3ª divisão mitótica (10-15* min após a 2ª). *depende da temperatura da sala


AULA 6 – Fertilização o desenvolvimento precoce no ouriço-do-mar ao vivo

4 Maio 2021, 08:00 Solveig Thorsteinsdottir

Aula presencial dada em colaboração com uma docente da disciplina Biologia da Reprodução (que tem 30 alunos em comum com a Biologia do Desenvolvimento Animal. Os alunos das três turmas práticas PL21, PL23 e PL22 foram distribuidos por 6 horários diferentes (4 turnos no dia 4 de maio e 2 turnos no horário da Biologia da Reprodução no dia 6 de maio). A aula contou para ambas as disciplinas.

 

Objetivos da aula:  

Objetivo 1: Observação de oócitos e espermatozóides

Objetivo 2: Observação da fertilização.

Objettivo 3: Observação das modificações que ocorrem ao nível do núcleo e citoplasma até a primeira divisão mitótica. Observação da segunda clivagem.

 

Protocolo da aula:

Observação de oócitos:

·      Colocar uma gota de oócitos em água do mar numa lâmina e observar no microscópio (obj. 10x - não usar a objectiva de 40x!!). Identificar oócitos maduros e imaturos.

·      Adicionar uma gota muito pequena de tinta de China e misturar com um palito. Observar a geleia.

 

Observação de espermatozóides:

(só podem usar a objetiva de 40x COM LAMELA - a água do mar destrói objectivas!).

·      Preparar sémen diluído em água do mar. Observar com a objetiva de 10x sem lamela e depois colocar uma lamela e observar com a objetiva de 40x

 

Fertilização:

·      Preparar uma caixa de Petri com oócitos em água do mar. Colocar uma gota de oócitos numa lâmina, colocar no microscópio e focar com a objetiva de 10x. 

·      A docente adiciona esperma diluído à caixa de Petri (vai ser usado para observar as fases de clivagem) e coloca uma gota de esperma na lâmina.

·      Juntar a gota de esperma com a gota de oócitos usando um palito. Observar a fertilização.

 

Clivagem:

·        Retirar uma gota de embriões em clivagem da caixa de Petri e observar sem lamela com a objetiva de 10x. Observar a alteração ao nível do núcleo e a formação do fuso mitótico.Observar a 1ª divisão mitótica (±40-50* min após a fertilização), a 2ª divisão mitótica (10-15* min após a 1ª) e a 3ª divisão mitótica (10-15* min após a 2ª). *depende da temperatura da sala


AULA 6 – Fertilização o desenvolvimento precoce no ouriço-do-mar ao vivo

4 Maio 2021, 08:00 Solveig Thorsteinsdottir

Aula presencial dada em colaboração com uma docente da disciplina Biologia da Reprodução (que tem 30 alunos em comum com a Biologia do Desenvolvimento Animal. Os alunos das três turmas práticas PL21, PL23 e PL22 foram distribuidos por 6 horários diferentes (4 turnos no dia 4 de maio e 2 turnos no horário da Biologia da Reprodução no dia 6 de maio). A aula contou para ambas as disciplinas.

 

Objetivos da aula:  

Objetivo 1: Observação de oócitos e espermatozóides

Objetivo 2: Observação da fertilização.

Objettivo 3: Observação das modificações que ocorrem ao nível do núcleo e citoplasma até a primeira divisão mitótica. Observação da segunda clivagem.

 

Protocolo da aula:

Observação de oócitos:

·      Colocar uma gota de oócitos em água do mar numa lâmina e observar no microscópio (obj. 10x - não usar a objectiva de 40x!!). Identificar oócitos maduros e imaturos.

·      Adicionar uma gota muito pequena de tinta de China e misturar com um palito. Observar a geleia.

 

Observação de espermatozóides:

(só podem usar a objetiva de 40x COM LAMELA - a água do mar destrói objectivas!).

·      Preparar sémen diluído em água do mar. Observar com a objetiva de 10x sem lamela e depois colocar uma lamela e observar com a objetiva de 40x

 

Fertilização:

·      Preparar uma caixa de Petri com oócitos em água do mar. Colocar uma gota de oócitos numa lâmina, colocar no microscópio e focar com a objetiva de 10x. 

·      A docente adiciona esperma diluído à caixa de Petri (vai ser usado para observar as fases de clivagem) e coloca uma gota de esperma na lâmina.

·      Juntar a gota de esperma com a gota de oócitos usando um palito. Observar a fertilização.

 

Clivagem:

·        Retirar uma gota de embriões em clivagem da caixa de Petri e observar sem lamela com a objetiva de 10x. Observar a alteração ao nível do núcleo e a formação do fuso mitótico.Observar a 1ª divisão mitótica (±40-50* min após a fertilização), a 2ª divisão mitótica (10-15* min após a 1ª) e a 3ª divisão mitótica (10-15* min após a 2ª). *depende da temperatura da sala


Aula 25

3 Maio 2021, 15:00 Solveig Thorsteinsdottir

Desenvolvimento dos membros dos tetrápodes. A estrutura dos membros é semelhante em todos os grupos de tetrápodes. Resumo do desenvolvimento proximal-distal dos membros. A indução do botão do membro e a formação do “apical ectodermal ridge” (AER). O papel do loop Fgf10-Wnt3a-Fgf8 no crescimento do botão do membro. O modelo de dois gradientes. Identidade dos segmentos ao longo do eixo proximo-distal é determinado pelos genes Hox (Hox9-13). Alguns fenótipos de knock-out de genes Hox nos membros dão consistência a essa proposta.

O eixo antero-posterior dos membros (mindinho-polgar). O “zone of polarizing activity” (ZPA) como centro posterorizante. O factor activo da ZPA é o sonic hedgehog. O mecanismo da acção do sonic hedgehog. Não é apenas um morfogénio simples. O papel do sonic hedgehog na determinação da identidade dos dedos.

A polarização dorso-ventral. O papel do Wnt7a na ectoderme. Indução de Lmx1 apenas no mesenquíma dorsal. O fenótipo do knock-out do Wnt7a.

A integração dos três centros sinalizadores (AER, ZPA e ectoderme dorsal). A interdependência dos três centros. O papel do Gremlin na manutenção destes três centros. Possíveis mecanismos do “colapso” dos três centros e a paragem do crescimento proximo-distal.

Apresentação de um modelo integrador (mas especulativo) do desenvolvimento dos membros dos tetrápodes.