Sumários

Aula 6: Comunicação célula-célula 2

25 Fevereiro 2021, 17:30 Solveig Thorsteinsdottir

Introdução à comunicação célular via fatores parácrinos. Os fatores parácrinos (continuação). As principais famílias: Fibroblast growth factors, Hedgehogs, Wingless/Wnts, Transforming growth factors beta e outros factores parácrinos importantes. As vias de sinalização de cada uma das famílias e variações das mesmas dependentes do tipo célular. Exemplos concretos do papel da sinalização desencadeada de cada uma das famílias. Antagonistas e agonistas dos fatores parácrinos. Exemplos na Drosophila e nos Vertebrados.


Not Taught.

23 Fevereiro 2021, 13:00 Solveig Thorsteinsdottir

A BDA tem uma carga horária de aulas práticas de 2h por semana mas são lecionadas em aulas de 4h 15 em 15 dias. Sendo assim nesta data, esta turma não teve aula prática.


Not Taught.

23 Fevereiro 2021, 08:00 Solveig Thorsteinsdottir

A BDA tem uma carga horária de aulas práticas de 2h por semana mas são lecionadas em aulas de 4h 15 em 15 dias. Sendo assim nesta data, esta turma não teve aula prática.


Aula 1: uma análise do ovo de galinha

23 Fevereiro 2021, 08:00 Solveig Thorsteinsdottir

Esta aula foi dada por videoconferência, mas foi também efetuada pelos alunos em termos práticos porque analisaram os ovos em casa.

Apresentação dos objetivos e competências a desenvolver na parte prática da disciplina. Apresentação detalhada do programa da disciplina. As regras e procedimentos a adotar durante o trabalho prático. Introdução a oógenese nas aves e o desenvolvimento precoce do embrião de galinha.

Realização por parte dos alunos do exercício UMA ANÁLISE DO OVO DE GALINHA (ver protocolo em baixo), seguido de discussão dos resultados obtidos.

UMA ANÁLISE DO OVO DE GALINHA

O ovo de galinha é um ovo amniota: permite o desenvolvimento embrionário num ambiente terrestre. Nesta aula pretende-se analisar os diferentes componentes do ovo de galinha (neste caso não fecundado) e colocar hipóteses sobre a possível função dos mesmos.

Procedimentos:

Abre o ovo e coloca o conteúdo numa tigela.

Observa a casca com uma lupa (ou app no telemóvel). Quantas camadas tem? Qual é o aspecto de cada camada? A superfície externa do ovo é liso? Como é?

Observa e isola as duas membranas da casca. Observa as duas membranas da casca na ponta redonda do ovo onde formam a câmara de ar. Qual a possível função desta câmara de ar? Isola e separa as duas membranas da casca. Verifica e compara a sua consistência e espessura. Qual é a possível função destas membranas da casca?

Observa a clara do ovo (na tigela). A clara é toda igual? Como pensas que estava organizada dentro do ovo fechado? Mede o pH da clara com papel indicador de pH. Qual é? Observa as calazes ligadas à gema. Descreve a sua organização. Qual é a disposição das calazes uma em relação à outra? Qual poderia ser a função das calazes  Observa a gema. Encontra a parte onde estaria o embrião se o ovo fosse fecundado. Corta essa parte com tesoura e coloca numa colher de café (esse será o procedimento para tirar os embriões de galinha mais para frente). 

Discussão sobre as vossas conclusões e hipóteses sobre as funções: (1) da casca, (2) as membranas da casca, (3) a clara (4) as calazes e (5) a gema.


Aula 5: Comunicação célula célula 1

22 Fevereiro 2021, 15:00 Solveig Thorsteinsdottir

Continuação da aula anterior: O terceiro nível: inhibição selectiva de tradução do mRNA (e.g. através de determinadas proteínas que bloqueiam a tradução; através de miRNAs). Exemplos (e.g. a “limpeza” de mRNA maternos no embrião do peixe zebra; a hipertrofia muscular em carneiros devido a uma mutação no gene de miostatina levando a degradação do seu mRNA através de miRNAs). Quarto nível: processamento pós-traducionais de proteínas.

A comunicação célula-célula no desenvolvimento animal pode-se dividir comunicação justácrina e comunicação parácrina, mas estas divisões não são sempre aplicáveis.

A adesão célula-célula. História dos seus estudos e identificação das moléculas envolvidas. O papel das caderinas na separação dos tecidos (e.g. E-caderina e N-caderina durante a neurulação e a migração da crista neural). Clivagem de N-caderina. Exemplo de Shoval et al 2007 onde a N-caderina é clivada libertando a b-catenina, i.e. um situação que mimica sinalização Wnt.

Sinalização notch – mecanismo de ligação ao delta e libertação da notch intracellular domain. Activação génica e downregulação do delta. O papel de sinalização notch na diferenciação no tubo neural (inibição lateral).

As efs-efrinas – mecanismo de funcionamento. A repulsão entre células expressando efs vs efrinas. O papel da repulsão na morfogénese. Exemplos.

A matriz extracelular. A matriz intersticial vs as membranas basais. Principais componentes da matriz extracelular: colagénios, glicoproteínas, proteoglicanos/glicosaminoglicanos. A formação de matrizes de fibronectina, mecanismos. O papel da fibronectina no desenvolvimento animal. A tenascina. A sua distribuição nos tecidos e potencial papel. A laminina. As variantes da laminina e a organização molecular das membranas basais. Exemplos do papel das membranas basais. Os receptores da matriz extracelular: as integrinas. Estrutura, ligação ao citoesqueléto e associação à molecular sinalizadoras. Proteoglicanos e glicosaminoglicanos. O seu papel na consistência dos tecidos.