Sumários

Aula 18

8 Abril 2021, 17:30 Solveig Thorsteinsdottir

O desenvolvimento de assimetria esquerda-direita, focando principalmente no modelo de ratinho O primeiro órgão a tornar-se assimétrico durante o desenvolvimento é o coração.

Quais as evidências genéticas de assimetría esquerda-direita? Expressão assimétrica de e.g. Nodal, Pitx2, Snail, Caronte na mesoderme lateral. Sobreexpressão do Nodal do lado direito causa randomização no torcimento do coração. A assimetría esquerda direita surge muito cedo. Estádio HH5 na galinha há expressão assimétrica de Nodal, Shh, Fgf8, Delta a volta do nó de Hensen.  Assim, a assimetria esquerda-direta estabelece-se em fases: 1. A volta do nó; 2. Na mesoderme lateral; 3. Assimetria morfológica dos orgãos internos.

A descoberta dos monocílios do nó no embrião de ratinho. Experiêncas do Takeda et al 1999. A hipotese do fluxo nodal. A secreção contendo morfogénios  como indutores de assimetria. 

Desenvolvimento dos restantes órgãos internos derivados da endoderme e mesoderme esplâncnica.

O desenvolvimento do sistema nervoso 1.

Padronização dorsal-ventral do tubo neural. O exemplo a espinal medula.


Not Taught.

6 Abril 2021, 13:00 Solveig Thorsteinsdottir

A BDA tem uma carga horária de aulas práticas de 2h por semana mas são lecionadas em aulas de 4h 15 em 15 dias. Sendo assim nesta data, esta turma não teve aula prática.


A técnica de hibridação in situ

6 Abril 2021, 08:00 Solveig Thorsteinsdottir

Esta aula foi dada por videoconferência.

 

A técnica de hibridação in situ. O que se pretende localizar. Equipamento e preparativos necessários. Cuidados a ter. Protocolo detalhado da execução da técnica. Discussão dos porquês de cada passo. Resultados obtidos: diferença entre bons e maus resultados. Troubleshooting. 


Not Taught.

6 Abril 2021, 08:00 Solveig Thorsteinsdottir

A BDA tem uma carga horária de aulas práticas de 2h por semana mas são lecionadas em aulas de 4h 15 em 15 dias. Sendo assim nesta data, esta turma não teve aula prática.


Aula 17

5 Abril 2021, 15:00 Solveig Thorsteinsdottir

Gastrulação e a formação do eixo antero-posterior e polarização dorso-ventral em embriões de peixes, aves e mamíferos. Homologias com os embriões de anfíbio no que respeita aos mecanismos moleculares na indução do Centro de Nieuwkoop e o Organizador.

Gastrulação e a formação do eixo antero-posterior e polarização dorso-ventral em embriões de mamíferos Diferênças entre o modelo anfíbio e a ave/mamífero no que respeita a indução neural. O papel do hipoblasto primário e secundário na indução neural vs indução da gastrulação e o papel da “anterior visceral endoderm” nos embriões de mamíferos.