Sumários
10 Março 2025, 17:00
•
Inês Bártolo
- Isolamento de microrganismos do solo e da rizosfera recorrendo ao método das diluições sucessivas e inoculação de meios seletivos e diferenciais
- Isolamento de microrganismo produtores de endósporos - pasteurização
- Preparação de lâminas de Cholodny & Rossi para observação direta de MO do solo
10 Março 2025, 15:00
•
Mónica Vieira Cunha
Apresentação e fundamentação dos trabalhos práticos a executar na aula P2, de acordo com o programa do curso prático distribuído aos alunos no início do semestre.
- A microbiota do solo: composição e função (breve introdução);
- Preparação de lâminas para observação microscópica da diversidade e distribuição espacial dos microrganismos do solo (lâminas Cholodny-Rossi);
- Princípios e procedimentos para o isolamento de microrganismos (bactérias e fungos) da rizosfera (em meios seletivos e não seletivos);
- Princípios e procedimentos para o isolamento de microrganismos produtores de endósporos presentes no solo (após pasteurização);
- Identificação presuntiva (indireta) de Pseudomonas spp. (meio B de King) a partir de raízes de plantas.
10 Março 2025, 14:00
•
Mónica Vieira Cunha
Revisão do plano estrutural da célula procariota. Invólucro celular: organização e variabilidade. Tipo de parede e reação de gram. Peptidoglicano (mureína): Estrutura geral e Biossíntese. Síntese de constituintes, auto-associação e construção da parede celular.
Parede celular em Bacteria, células gram positivas: Modelo estrutural e funcional do invólucro celular. A natureza dinâmica do peptidoglicano das bactérias gram positivas.
Parede celular em Bacteria, células gram negativas: Modelo estrutural e funcional do invólucro celular. A camada de lipopolissacáridos. As lipoproteínas da parede. Espaço periplasmático: oligossacáridos e proteínas periplasmáticas. Hidrofilia, hidrofobicidade e permeabilidade da parede. Proteínas da membrana externa: porinas e outros transportadores.
10 Março 2025, 11:00
•
Margarida Maria Lucas de Almeida Souto Themudo Barata
Isolamento de microrganismos do solo e da rizosfera.
Meios seletivos e meios diferenciais. Método de isolamento de bactérias formadoras de endósporos (Pasteurização).
Preparação de lâminas de Cholodny & Rossi para observação directa dos
microrganismos do solo.
7 Março 2025, 17:30
•
Artur Bastos Lourenço
-