Sumários

5- Desenvolvimento do módulo "Comunicação e assertividade"

27 Março 2024, 14:00 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes


Exploração dos modos preferenciais de comunicação que cada aluno tende a adotar em diferentes contextos situacionais.

Apresentação dos principais estilos de comunicação, bem como as suas vantagens e desvantagens.

Exploração dos modos preferenciais de comunicação que cada aluno tende a adotar em diferentes contextos situacionais.

Articulação entre os conteúdos trabalhados nesta aula e a sua passagem para a implementação prática dos mesmos, utilizando como base os conteúdos identificados na 4ª e 5ª aula como prioritários em termos de cuidado.

5- Desenvolvimento do módulo "Comunicação e assertividade"

22 Março 2024, 09:00 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes


Exploração dos modos preferenciais de comunicação que cada aluno tende a adotar em diferentes contextos situacionais.

Apresentação dos principais estilos de comunicação, bem como as suas vantagens e desvantagens.

Exploração dos modos preferenciais de comunicação que cada aluno tende a adotar em diferentes contextos situacionais.

Articulação entre os conteúdos trabalhados nesta aula e a sua passagem para a implementação prática dos mesmos, utilizando como base os conteúdos identificados na 4ª e 5ª aula como prioritários em termos de cuidado.

4- Desenvolvimento do módulo "Tomada de decisão e Resolução de problemas"

20 Março 2024, 14:00 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes


Foi revisto o funcionamento da app “O meu Diário de Bordo” e esclarecidas dúvidas relativas ao seu preenchimento ou funcionamento.

Abordagem das dificuldades em materializar um plano de acção. Identificação de possíveis obstáculos à prossecução dos objetivos constantes do plano e reflexão sobre abordagens reparadoras dos obstáculos encontrados.

Reflexão individual sobre os obstáculos que cada aluno encontra no seu processo pessoal de materialização dos planos de ação e identificação das abordagens mais adequadas à resolução de problemas específicos encontrados.

Discussão em torno da noção de problema e das estratégias de abordagem ao mesmo.

A tomada de decisão enquanto elemento central de mudança.

A distinção entre auto-conceito e auto-eficácia e como ambos os constructos contribuem diferencialmente para os resultados alcançados.

A abordagem estruturada à resolução de problemas.

Realização de um exercício prático, em que foram criados grupos que elegiam um problema identificado como comum aos seus membros. Posteriormente, cada grupo aplicava a abordagem estruturada de resolução de problemas, com a criação de um plano de ação para a sua resolução.

4- Desenvolvimento do módulo "Tomada de decisão e Resolução de problemas"

15 Março 2024, 09:00 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes


Foi revisto o funcionamento da app “O meu Diário de Bordo” e esclarecidas dúvidas relativas ao seu preenchimento ou funcionamento.

Abordagem das dificuldades em materializar um plano de acção. Identificação de possíveis obstáculos à prossecução dos objetivos constantes do plano e reflexão sobre abordagens reparadoras dos obstáculos encontrados.

Reflexão individual sobre os obstáculos que cada aluno encontra no seu processo pessoal de materialização dos planos de ação e identificação das abordagens mais adequadas à resolução de problemas específicos encontrados.

Discussão em torno da noção de problema e das estratégias de abordagem ao mesmo.

A tomada de decisão enquanto elemento central de mudança.

A distinção entre auto-conceito e auto-eficácia e como ambos os constructos contribuem diferencialmente para os resultados alcançados.

A abordagem estruturada à resolução de problemas.

Realização de um exercício prático, em que foram criados grupos que elegiam um problema identificado como comum aos seus membros. Posteriormente, cada grupo aplicava a abordagem estruturada de resolução de problemas, com a criação de um plano de ação para a sua resolução.

3- Desenvolvimento do módulo "Objetivos de vida"

13 Março 2024, 14:00 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes


Realização dos exercícios:

- Identificação dos “eus” possíveis.

- Inventário de consciência sensorial.

- Os meus medos (exercício de focagem).

Após a conclusão dos exercícios de exploração, procedeu-se a um momento de trabalho individualizado, em que cada aluno foi convidado a fazer uma síntese da informação acedida através de cada um dos exercícios realizados, procurando identificar os aspetos mais relevantes em termos de atenção e autocuidado.

Posteriormente, cada aluno elaborou um plano pessoal de autocuidado e gestão por objetivos, tendo em atenção a perspetiva a longo prazo (o que quero alcançar) e a curto prazo (o que vou operacionalizar esta semana no sentido de me aproximar dos objetivos distais).

Por último, foi preenchida uma aplicação informática (O Meu Diário de Bordo), que promove a monitorização e aferição dos objetivos pessoais.