Sumários

Aula 13 - Avaliação

30 Maio 2019, 13:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes

Avaliação escrita dos conhecimentos dos alunos.


Aula 12- Continuação da aula sobre apresentações orais e realização exercício de entrevista de seleção profissional.

23 Maio 2019, 13:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes

Atividade de autoscopia, com todos os alunos a realizarem uma apresentação, com realização de filmagem da mesma, para posterior aferição da eficácia do processo comunicacional.

Realização de simulação de entrevistas de seleção profissional


Aula 11- Desenvolvimento de competências de procura de primeiro emprego.

16 Maio 2019, 13:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes

Articulação entre a importância das soft skills e o mercado de trabalho.

Abordagem do início da caminhada na procura de trabalho, com a realização de um exercício de auto-avaliação dos recursos e fragilidades pessoais presentes, no que à área do emprego diz respeito.

Reflexão sobre a noção de marketing pessoal e exercício de reflexão sobre a marca pessoal que cada um dos participantes pensa poder afirmar.

Exploração dos conceitos mais importantes na elaboração de um CV e carta de apresentação.

Apresentação das fases mais comummente utilizadas num processo de recrutamento & seleção 

Realização de uma prova de grupo como simulação de uma das fases de recrutamento. 


Aula 10- Apresentação oral de trabalhos

9 Maio 2019, 13:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes

Desenvolvimento de diferentes vertentes com impacto na eficácia das apresentações orais de trabalhos:

  • Abordagem de aspectos relacionados com a estruturação de conteúdos.
  • Diferenciação e adequada articulação entre forma e conteúdo.
  • Exploração da importância da relação com o público.
  • Incorporação de aspectos relacionados com os módulos anteriores, nomeadamente no que à regulação emocional em situações de exposição pública e avaliação externa diz respeito.


Aula 9- Marketing pessoal

2 Maio 2019, 13:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes

Definição do conceito de Marketing Pessoal.

Exploração da importância de uma apresentação de si próprio de um modo valorizado e consistente em diversos contextos.

Desenvolvimento de um plano de marketing pessoal individualizado.