Sumários
Aula 8- Gestão de conflitos
11 Abril 2019, 13:30 • Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes
Identificação das fases e conteúdos que compõem um conflito.
Exploração das cinco abordagens típicas à gestão dos conflitos.
Apresentação das estratégias para lidar com os conflitos.
Exploração dos conceitos de pensamento divergente e convergente
Articulação da temática gestão de conflitos com o tema criatividade.
Realização de uma atividade em grupo sobre gestão de conflitos.
Aula 7- Desenvolvimento de competências de gestão emocional.
4 Abril 2019, 13:30 • Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes
Exploração de dimensões de acesso e diferenciação emocional, através de exercícios práticos.
Amplificação da tomada de consciência emocional e do seu poder no funcionamento cognitivo e comportamental.
Diferenciação entre emoções primárias, secundárias e instrumentais.
Apresentação de estratégias de regulação do stress passíveis de se adotar e que se revelam mais eficazes.
Articulação entre os conteúdos trabalhados e a sua passagem para a implementação prática dos mesmos.
Aula 6- Desenvolvimento de competências de gestão do tempo
28 Março 2019, 13:30 • Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes
Exploração dos modos preferenciais de funcionamento de cada aluno relativamente à gestão de tempo.
Promoção do desenvolvimento de uma teoria pessoal acerca da gestão específica que cada aluno faz do tempo.
Exercício de grupo em que a dimensão "gestão de tempo" é central, com posterior discussão das estratégias adotadas.
Apresentação de estratégias de gestão de tempo passíveis de adotar e que tipicamente se revelam mais eficazes.
Articulação entre os conteúdos trabalhados e a sua passagem para a implementação prática dos mesmos, utilizando como base os conteúdos identificados nas aulas anteriores como prioritários em termos de cuidado.
Aula 5- Desenvolvimento do módulo "Comunicação e assertividade"
21 Março 2019, 13:30 • Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes
Apresentação dos principais estilos de comunicação, bem como as suas vantagens e desvantagens.
Exploração dos modos preferenciais de comunicação que cada aluno tende a adotar em diferentes contextos situacionais.
Articulação entre os conteúdos trabalhados nesta aula e a sua passagem para a implementação prática dos mesmos, utilizando como base os conteúdos identificados na 2ª e 3ª aula como prioritários em termos de cuidado.
Aula 4- Desenvolvimento do módulo "Tomada de decisão e Resolução de problemas"
14 Março 2019, 13:30 • Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes
- Foi revisto o funcionamento da App “O meu Diário de Bordo” e esclarecidas dúvidas relativas ao seu preenchimento ou funcionamento.
- Abordagem das dificuldades em materializar um plano de acção. Identificação de possíveis obstáculos à prossecução dos objectivos constantes do plano e reflexão sobre abordagens reparadoras dos obstáculos encontrados.
- Reflexão individual sobre os obstáculos que cada aluno encontra no seu processo pessoal de materialização dos planos de acção e identificação das abordagens mais adequadas à resolução de problemas específicos encontrados.
- Discussão em torno da noção de problema e das estratégias de abordagem ao mesmo.
- A tomada de decisão enquanto elemento central de mudança.
- A distinção entre auto-conceito e auto-eficácia e como ambos os construtos contribuem diferencialmente para os resultados alcançados.
- A abordagem estruturada à resolução de problemas.
- Realização de um exercício prático, em que foram criados grupos que elegiam um problema identificado como comum aos seus membros. Posteriormente, cada grupo aplicava a abordagem estruturada de resolução de problemas, com a criação de um plano de acção para a sua resolução.