Sumários

T1

17 Novembro 2017, 11:00 Carlos Miguel Ribeiro da Silva Farinha

Proteostase. Síntese proteica – revisitando os conceitos básicos. Princípios gerais do folding de proteínas in vivo. Conceito de Chaperone Molecular - origem e definição. Principais famílias de chaperones.

Função e mecanismos de acção da família Hsp70. Famílias de chaperones: shops, chaperoninas, Hsp90 e Hsp100. Ação concertada de chaperones no folding. Enzimas e folding proteico. Chaperones e stress celular.


TP1

17 Novembro 2017, 09:30 Carlos Miguel Ribeiro da Silva Farinha

Apresentação e discussão de artigos (artigos 1 e 2).


Agregação proteica, estado amilóide e doenças do folding proteico

10 Novembro 2017, 11:00 Cláudio Emanuel Moreira Gomes

Misfolding e agregação de proteínas e doenças do folding proteicoMisfolding e agregação de proteínas. Factores que promovem a agregação proteica. Corpos de inclusão.Efeito de solventes (solutos compativeis) e pequenas moléculas (chaperões químicos e farmacológicos) na correcção de misfolding proteico. As patologias do folding proteico: Mecanismos, classificação e exemplos. O estado amilóide.  Características do estado amilóide, mecanismos de formação. O estado amilóide como conformação universalmente acessivel a qualquer cadeia polipeptídica. Adaptações evolutivas em proteínas com efeito anti-amilóide. Amilóides funcionais e patológicos.  


Apresentação e discussão de artigos

10 Novembro 2017, 09:30 Cláudio Emanuel Moreira Gomes

Apresentação e discussão de artigos 


Cinetica da reacção de folding e Efeitos de crowding macromolecular

3 Novembro 2017, 11:00 Cláudio Emanuel Moreira Gomes

Estabilidade proteica: factores estabilizadores em proteinas hiperestáveis de termófilios.  Modelos mecanisticos da reacção de folding proteico e intermediários de folding  - o estado molten globule. Barreiras cinéticas na reacção de folding. A ensemble do estado de transição. Introdução à cinética da reacção de folding/unfolding proteico: Métodos cinéticos e o plot de chevron.Proteínas intrinsecamente desordenadas: caracteríesticas e funções. Folding proteico na célula: crowding por macromolécules e seus efeitos no processo de folding, estabilidade e estrutura de proteínas. Breve resenha da regulação biológica do processo de folding: folding co-traducional, uso de codões infrequentes, e catálise do folding por chaperões moleculares.