Sumários

Esclarecimento de dúvidas

5 Maio 2020, 12:00 Maria Margarida Cruz

Esclarecimento de dúvidas (em ambiente zoom) sobre a matéria leccionada.


T24 - Modelo de electrões quase-livres (aula não presencial)

4 Maio 2020, 12:00 Maria Margarida Cruz

Modelo dos electrões quase-livres: condições do modelo;  potencial periódico fraco, justificação; utilização do desenvolvimento em série de Fourier sobre os vectores da rede recíproca, para  tratamento como perturbação ao estado do electrão livre.

Hiato de energia nas fronteiras de zonas de Brillouin. Dimensão do hiato e sua relação com o potencial periódico da rede cristalina.

Fdo de electrões com valores de k próximos da fronteira da Zona de Brillouin; ondas estacionárias para  k na fronteira da Z.B.

Modificação da energia nas fronteiras da zona de Brillouin. Caso particular para dependência quadrática da energia - massa efectiva constante; interpretação física da massa efectiva; massa efectiva negativa; bandas estreitas e bandas largas.



T23 - Electrões no potencial cristalino periódico (aula não presencial)

30 Abril 2020, 09:30 Maria Margarida Cruz

Electrões sujeitos a um potencial periódico. Teorema de Bloch.

Electrões de Bloch. Desenvolvimento do potencial em série de Fourier sobre os vectores da rede recíproca. Forma da função de onda de um electrão de Bloch.

Energia de um electrão de Bloch periódica no espaço k.

Representação da energia nos esquemas estendido, reduzido ou periódico para electrões livres.


Esclarecimento de dúvidas

28 Abril 2020, 12:00 Maria Margarida Cruz

Esclarecimento de dúvidas (em ambiente zoom) sobre a matéria leccionada.


T22 - Propriedades de transporte num sistema de electrões livres (aula não presencial)

27 Abril 2020, 12:00 Maria Margarida Cruz

Transporte de energia pelos electrões e condutividade térmica electrónica. Aproximação de tempo de relaxação. Processos de dispersão dos electrões: impurezas, defeitos e vibrações da rede cristalina. Condutividade térmica electrónica versus condutividade térmica associada às vibrações dos cores. Influência da capacidade calorífica electrónica a baixa temperatura.
Dinâmica dos electrões livres na presença de um campo eléctrico e lei de Ohm. Transporte limitado pelos processos de dispersão: impurezas, defeitos e vibrações da rede cristalina. Aproximação de tempo de relaxação. Velocidade de deriva e mobilidade dos electrões. Velocidade de Fermi e livre percurso médio. Regra de Mathiessen.
Relação do transporte de energia pelos electrões com o transporte de carga. Lei de Wiedemmann-Franz. Constante de Lorenz.