Sumários

T21 - Modelo de Sommerfeld (aula não presencial)

23 Abril 2020, 09:30 Maria Margarida Cruz

Modelo quântico de electrões livres (Sommerfeld). Confinamento dos electrões no sólido e condições fronteira. Princípio de exclusão de Pauli e esfera de Fermi. Vector de onda de Fermi, energia de Fermi e temperatura de Fermi.

Densidade de estados electrónicos em função da energia. Cálculo do nº total de electrões e da energia média por electrão no modelo de electrões livres.

A função de distribuição de Fermi Dirac e a sua dependância com a temperatura. Os electrões de comndução de um metal como um gás degenerado de fermiões.

Determinação qualitativa da contribuição para a capacidade calorífica dos electrões de condução. Cálculo da capacidade calorífica  electrónica usando a a forma da variação da distribuição dos electrões com a temperatura.


Esclarecimento de dúvidas

21 Abril 2020, 12:00 Maria Margarida Cruz

Esclarecimento de dúvidas (em ambiente zoom) sobre a matéria leccionada.


T20 - Electrões em Metais (aula não presencial)

20 Abril 2020, 12:00 Maria Margarida Cruz

Condutividade eléctrica em metais. Descoberta do electrão e modelo de Drude - modelo clássico. A interpretação do modelo de Drude para descrever as propriedades dos metais.

Electrões como partículas quânticas. Alteração dos estados electrónicos quando se aproximam dois átomos. Separação em electrões do "core" e electrões de valência. A formação de bandas electrónicas.

Aproximação de electrões independentes. Electrões na banda de condução como fermiões livres:


T19 - Condutividade eléctrica de um isolante (aula não presencial)

16 Abril 2020, 09:30 Maria Margarida Cruz

Interpretação dos termos de ordem 3 e 4 como termos de interacções entre fonões. Simetrias e equações de conservação no cristal. Processos normais e processos "umklapp".

Os processos umklapp como os únicos efectivos na degradação do transporte de energia. Dependência com a temperatura da condutividade térmica nos limites de baixa temperatura e temperatura elevada.


Esclarecimento de dúvidas

7 Abril 2020, 12:00 Maria Margarida Cruz

Esclarecimento de dúvidas (em ambiente zoom) sobre a matéria leccionada.