Sumários
T 02 : Tipos de marcadores genéticos
16 Setembro 2025, 15:30 • Patricia Beldade
Marcadores: definição, tipos, histórico. Aplicações a diferentes níveis de análise. Marcadores morfológicos, alozimas e marcadores de DNA. Propriedades relevantes: possibilidade de distinguir heterozigotas de ambos os homozigotas; níveis de polimorfismo; necessidade em termos de quantidade de material amostrado.
TP 01 : Introdução e alinhamentos
15 Setembro 2025, 14:00 • Patricia Beldade
Objectivos da UC e das aulas TP. Calendarização e avaliação. Explicação dos componentes de avaliação da TP: apresentação individual de artigo e apresentação de aula/seminário sobre utilização de marcadores em projectos de potencial impacto societal mais imediato. Programa das aulas. Polimorfismos e sua origem. Formato FASTA e códigos IUPAC. Alinhamentos de sequências e identificação de polimorfismos. SNPs e indels.
T 01 : Introdução
11 Setembro 2025, 12:30 • Patricia Beldade
Apresentação: objectivos, programa, material de estudo, avaliação. O que são marcadores genéticos e porquê estudá-los. Organização do curso e organização das aulas.
TP 00 : NA
11 Setembro 2025, 10:00 • Patricia Beldade
As aulas TP começam na semana seguinte ao início das aulas T, porque 1) se destinam a ir acompanhando a matéria das mesmas e 2) há que manter coordenação das aulas das seguntas e quintas. Este ano o calendário lectivo teve início a uma quarta-feira.