Sumários
HIB 15
25 Novembro 2021, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 5 – A Idade Moderna (o renovar da ciência)
As datas de início e de fim da Idade Moderna. Antecedentes imediatos do Renascimento: A expansão dos turcos otomanos; a queda de Constantinopla; a interrupção das rotas comerciais para oriente e a necessidade de procura de rotas alternativas (marítimas); a fuga dos intelectuais para ocidente e o incremento na disponibilização das obras e dos conhecimentos da antiguidade; libertação da escolástica; o desenvolvimento da imprensa e a proliferação de obras impressas.
A transição para a Idade Moderna: da Baixa Idade Média para a Idade Moderna; a sociedade, a economia e a cultura no final da Idade Média; o crescimento do Império Otomano a partir do século XIV; o desagregar do Império Bizantino; a queda de Constantinopla em 1453 e suas consequências.
Divisões da Idade Moderna: Renascimento, o período de preparação (desenvolvimento de métodos e de tecnologia), e Iluminismo, o período de concretização (consolidação de métodos e aquisição de saber).
A corrente humanista e o seu papel na divulgação do conhecimento da Antiguidade e na procura de conhecimento novo.
O cavaleiro medieval dá lugar ao homem do renascimento: incansável curiosidade intelectual, eclectismo, sensibilidade em relação a todas as formas de beleza e paixão pelas artes (pintura, escultura e música).
Desiderius Erasmus: a vida e a obra; a deambulação pela Europa; o “Elogio da Loucura”, como crítica à prática da Igreja e incentivo para a reforma.
A prática da Igreja Romana (impostos e taxas, opulência, ignorância, tirania e indulgências), as correntes dissidentes e a perda da influência papal na Europa: Martin Luthero e o protestantismo; Jean Calvin e o Calvinismo; Henrique VIII e a Igreja Anglicana; O Concílio de Trento, a contra-reforma e a revitalização da Inquisição.
Algumas das principais figuras da Renascença.
A Biologia antes e durante do renascimento: os interesses (vertente médica e vertente naturalista), os meios, o acessível e o adquirido antes do Renascimento; vertentes da Biologia no Renascimento (vertentes tradicionais e vertentes novas); Francis Bacon, René Descartes e Galileu Galilei, e a nova metodologia da ciência; o aparecimento de jardins botânicos, gabinetes de curiosidades, e sociedades e academias científicas.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.HIB 14
23 Novembro 2021, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)
As principais figuras da Baixa Idade Média: Alberto Magno e Frederico II.
Alberto Magno: breve biografia; características da sua obra biológica, De Vegetabilibus e De Animalibus.
Frederico II de Hohenstaufen: a organização dos cursos da escola de Salerno; os decretos sobre a dissecação de corpos humanos; De arte venandi cum avibus, características e conteúdo.
Pedro Hispano (João XXI): breve biografia, carreira académica; cargos eclesiásticos; principais obras, Summulae Logicales, De Oculo, Thesaurus Pauperum e Scientia Libri de Anima; o elogio em “A Divina Comédia” de Dante Alighieri (1320).
A origem dos bestiários medievais: O Physiologus e Ethymologiae e as respectivas fontes mais remotas (Aristóteles, Plínio-o-velho, Aeliano, Herodoto, Solino, etc.).
Características moralizadoras dos bestiários medievais.
Os mais importantes Bestiários da Baixa Idade Média, em especial o Bestiário de Aberdeen.
A peste negra e a implementação da quarentena: o surgimento da peste na Europa; o descrédito da medicina e o aumento do fervor religioso; a perseguição a bodes expiatórios (judeus, peregrinos, ciganos, mendigos, etc.); os doutores da peste e as características da sua actividade; a implementação da quarentena como forma de controlo do contágio.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.HIB 13
18 Novembro 2021, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)
Transição para a Baixa Idade Média: a situação social no século XI.
A Baixa Idade Média – O ressurgimento da cultura: características do clima político, social económico e cultural no final da Alta Idade Média.
De finais do século XI a finais do século XIII: a expansão dos turcos e as suas consequências religiosas e comerciais; a pressão sobre o Império Bizantino; as cruzadas sob a perspectiva dos interesses comerciais, papais e da nobreza europeia; consequências positivas das cruzadas; principais alterações políticas, económicas, sociais, sanitárias e demográficas conducentes ao progresso entre os séculos XI e XIII; o surgimento da burguesia; a perseguição da heresia por parte da Igreja.
A criação das Universidades: crescimento do interesse pela educação e necessidade de novas instituições de ensino; as primeiras universidades europeias; percurso da Universidade de Lisboa/Coimbra entre 1288 e 1537; características das universidades e do ensino medieval; expansão da classe intelectual; o latim como língua franca; S. Tomás de Aquino e Roger Bacon e a conciliação da filosofia grega com os ensinamentos da Igreja; a “ditadura” de Aristóteles e Galeno; o ensino escolástico.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.HIB 12
16 Novembro 2021, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)
Características da medicina bizantina: Oribásio de Pérgamo; Alexandre de Tralles; Aécius de Amida e Paulo de Egina.
A expansão dos muçulmanos: o contacto com as obras da antiguidade e com os conhecimentos nelas inscritos; a aquisição de novos conhecimentos e a disponibilização dos conhecimentos nos locais de origem.
A “Casa da Sabedoria”: propósito, criação, desenvolvimento, auge e destruição; actividades e contribuições para o conhecimento.
Os mais ilustres sábios árabes com contribuições na área da Biologia: vida e obras de Al-Jahiz (Zoologia, O livro dos animais), Al-Dinawari (Botânica, O livro das Plantas), Al-Razis (Medicina, Enciclopédia de Medicina), e Avicena (Medicina, O Cânone de Medicina), entre outros (Abulcassis, Al-Biruni, Avenzoar, Averróis, Al-Baitar e Al-Nafis).
As principais contribuições do Islão para o conhecimento em Biologia.
A decadência da ciência árabe a partir do século XII.
Os conhecimentos biológicos dos Judeus: O talmude e Moisés Maimónides.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.HIB 11
11 Novembro 2021, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)
Início, fim e subdivisões da Idade Média.
A Alta Idade Média: As invasões bárbaras, a queda do Império Romano do Ocidente, a reorganização política e social que se sucederam e o estabelecimento do sistema feudal; a decadência cultural.
O feudalismo europeu: características do sistema económico, político e social; o papel do cristianismo; o ensino e a cultura, uma prerrogativa do clero; características do ensino na Idade Média feudal.
O conhecimento: os copistas e o scriptorium, as escolas e as bibliotecas monásticas.
A medicina: as enfermarias e as farmácias; o desígnio divino na doença e na cura.
A situação do clero nas sociedades medievais.
A Biologia na Alta Idade Média: a procura de conhecimento para justificar os dogmas religiosos e para suportar a religião e a moral pregada; o trabalho conciliador de Santo Agostinho ao equiparar fé e razão; características do conhecimento de ciências naturais durante a Alta Idade Média.
Isidoro de Sevilha e as suas Etymologiae: principais características da obra e a sua importância durante o período medieval; composição da obra, em especial no que se refere aos volumes I e II (trivium), III (quadrivium), IV (medicina), XII (os animais) e XVII (agricultura).
As sete artes liberais: agrupamento em trivium e quadrivium; o trivium como representação do escudo da Trindade.
Objectivos dos herbários, bestiários e lapidários: principais características e obras que serviram de base.
A expansão dos Muçulmanos: Maomé e o seu tempo; unificação das tribos e domínio da península arábica; o tempo dos quatro califas e a expansão para fora da península arábica; os califados Omíada e Abássida e a expansão árabe.
O que trouxe a expansão árabe: contacto com as obras da Antiguidade e absorção dos conhecimentos nelas contidos, a aquisição de novos conhecimentos e a devolução desses conhecimentos, com valor acrescentado, aos locais de origem.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.