Sumários

HIB 5

21 Outubro 2021, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)

As primeiras civilizações – a importância da fertilidade: as primeiras civilizações e a sua associação a grandes bacias aluviais; o desenvolvimento das primeiras civilizações.

As civilizações Mesopotâmicas – o “berço da civilização”: A Mesopotâmia, a sua localização e as suas culturas e cidades-estado; o Tigre e o Eufrates, como fomentadores da fertilidade agrícola e como vias de comunicação; a agricultura mesopotâmica e o controlo do abastecimento de água por via de sistemas artificiais; a escrita, a religião e a organização social na Mesopotâmia.

A ciência na Mesopotâmia: a Astronomia, a Matemática e a herança mesopotâmica; a Biologia (a Anatomia, a Zoologia; a Sistemática e a Zootecnia); características das práticas médicas na Mesopotâmia (uma mistura entre o misticismo e o conhecimento das propriedades terapêuticas de algumas práticas); a deusa Gula ou Ninkarrak e a sua veneração; ingredientes para o fabrico de poções.

A civilização egípcia – a “dependência do Nilo”: a dependência dos egípcios em relação às cheias periódicas do rio Nilo; O papel divino e de liderança do Faraó; a organização social e a crença da vida para além da morte.

A Ciência no Egipto: a Astronomia e a importância da manutenção de um calendário preciso.

Características do conhecimento da biologia no Egipto: representação de animais e plantas, dissecção, conhecimentos da anatomia de vários animais e humana; características das curas; as mezinhas e os remédios; a envolvência de meios religiosos, mágicos e naturais na cura de doenças; o embalsamamento e os conhecimentos anatómicos.

Os papiros médicos do Egipto, com destaque para o papiro de Edwin Smith.

Imhotep: curta nota biográfica, reputação e obra conhecida.

Exemplo do uso de próteses e de práticas cirúrgicas.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos. 


HIB 4

19 Outubro 2021, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 2 – A Pré-História (A biologia pré-Histórica)

A pré-história – definição, limites e subdivisão; a evolução social, cultural e tecnológica do Homem ao longo dos principais períodos da Pré-História; crença na impossibilidade de, na falta de documentos escritos, recuperar informação relativa à Pré-História; fonte das informações que permitem reconstruir o contexto pré-histórico em que o Homem se desenvolveu.

Dos comportamentos instintivos, uso de instrumentos e aprendizagem, característicos de vários outros animais, à elevação dessas capacidades a um nível superior de consciência e intencionalidade, que distingue o Homem dos outros animais.

Conhecimentos biológicos do Homem pré-histórico – os seres vivos como alimento; os seres vivos como predadores; os seres vivos como fonte de matérias-primas; os seres vivos como companheiros; os seres vivos como organismos domésticos; os seres vivos na arte, em particular na arte rupestre.

A medicina na Pré-História – O natural e o sobrenatural nas causas e cura para os males que afligiam o Homem primitivo; exemplos de intervenções cirúrgicas (perfurações dentárias e trepanações); o exemplo de Ötzi, o homem do gelo.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


HIB 3

14 Outubro 2021, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 1 – Introdução

A importância da UC de História das Ideias em Biologia.

O que é a Biologia – a Biologia como ramo das Ciências Naturais; a motivação para o início a aquisição e acumulação de conhecimentos de índole Biológica e as características gerais da Biologia moderna; níveis de organização e de complexidade dos sistemas vivos e período histórico da respectiva integração no campo dos conhecimentos do âmbito da Biologia actual.

Do conhecimento de índole Biológica à Biologia propriamente dita – do conhecimento prático, passando pela Física, pela História/Filosofia Natural e Medicina, até à Biologia dos nossos dias.

O termo Biologia - étimo, origem e evolução do termo; o âmbito da Biologia para Lineu (1736), para Michael Hanow (1766), para Theodor Roose (1797), para Thomas Beddoes (1799), para Karl Burdach (1800), e para Gottfried Treviranus (1802) e Jean-Baptiste Lamarck (1802).

Os sete pilares da Biologia – os postulados e as teorias que lhes dão suporte: Teoria da Biogénese, Teoria Celular, Conceito de Meio Interno, Conceito de Homeostasia, Teoria da Hereditariedade, Teoria da Evolução e conceito de inter-relação entre sistemas vivos e ambiente (Ecologia).

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


HIB 2

12 Outubro 2021, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 1 – Introdução

Períodos da História – da história do mundo ocidental

Períodos considerados, respectiva delimitação e principais características.

A construção do conhecimento científico – o despertar do Homem para a ciência

Como teve origem a ciência: da observação dos fenómenos naturais à mitologia e desta à separação dos ramos filosofia e religião; como o ramo da filosofia resulta na ciência e como esta se relaciona com a religião; ciência e religião, duas áreas com objectivos idênticos, mas com caminhos diferentes para os atingir; as convicções do Homem e a “invenção” dos deuses, exemplos retirados de “A Epopeia da Criação” (Enuma Elish), “Génesis” e “Corão”.

Como se constrói o conhecimento científico: dos objectivos da ciência ao ciclo de aquisição de conhecimentos, passando pela observação e pela experimentação.

Características essenciais do procedimento científico: manutenção de um espírito crítico, desconfiança e questionamento permanente, etc.

A aquisição de conhecimentos científicos e a técnica de construção de puzzles – uma analogia.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


HIB 1

7 Outubro 2021, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Apresentação da Unidade Curricular

Desejos de boas-vindas aos alunos de Biologia em geral, e de HIB em particular.

Apresentação do docente, do âmbito, das características e dos objectivos da unidade curricular.

Justificação do interesse de uma UC dedicada à História da Biologia.

Apresentação dos objectivos, dos conteúdos programáticos, da principal bibliografia e das formas de apoio aos alunos.

Descrição sumária da programação e da calendarização das actividades a desenvolver ao longo do semestre.

Explicação detalhada do modelo de avaliação adoptado.

Conselhos aos alunos acerca da melhor forma de seguirem a UC.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.