Sumários
História das Ideias em Biologia
6 Outubro 2016, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)
A civilização egípcia – a “dependência do Nilo”: a dependência dos egípcios em relação às cheias periódicas do rio Nilo; O papel divino e de liderança do Faraó; a organização social e a crença da vida para além da morte.
A Ciência no Egipto: a Astronomia e a importância da manutenção de um calendário preciso; Pierre Bouchard e a descoberta da pedra de Rosetta; importância da pedra de Rosetta.
Características do conhecimento da biologia no Egipto: representação de animais e plantas, dissecção, conhecimentos da anatomia de vários animais e humana; características das curas; as mezinhas e os remédios; a envolvência de meios religiosos, mágicos e naturais na cura de doenças; o embalsamamento e os conhecimentos anatómicos.
A civilização chinesa – os “grandes” do oriente: conhecimentos importantes sobre a anatomia e biologia de vários animais, com aplicação na produção industrial e para divertimento, exemplos do bicho-da-seda, das carpas koi e do peixe vermelho; a medicina chinesa.
A civilização Indiana – o “peso” da tradição: a ayour veda e a biologia; a medicina indiana; a biologia indiana.
Importância das civilizações orientais no desenvolvimento da ciência na Antiguidade.
Características do conhecimento nas primeiras civilizações: motivações eminentemente práticas para a aquisição de conhecimentos; conhecimentos científicos e técnicos sempre envolvidos numa moldura de magia e religião.História das Ideias em Biologia
4 Outubro 2016, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)
As primeiras civilizações – a importância da fertilidade: as primeiras civilizações e a sua associação a grandes bacias aluviais; o desenvolvimento das primeiras civilizações.
As civilizações Mesopotâmicas – o “berço da civilização”: A Mesopotâmia, a sua localização e as suas culturas e cidades-estado; Sir Austen Layard, breve biografia, as escavações de Nimrud e Nineveh e a descoberta da biblioteca de Ashurbanipal; conteúdo da biblioteca de Ashurbanipal, a Enuma Elish, a epopeia de Gilgamesh e o Código de Hammurabi; as gravuras e as esculturas mesopotâmicas; o Tigre e o Eufrates, como fomentadores da fertilidade agrícola e como vias de comunicação; a agricultura mesopotâmica e o controlo do abastecimento de água por via de sistemas artificiais; a escrita, a religião e a organização social na Mesopotâmia.
A ciência na Mesopotâmia: a Astronomia, a Matemática e a herança mesopotâmica; a Biologia (práticas médicas, Zoologia; Sistemática e Zootecnia).História das Ideias em Biologia
29 Setembro 2016, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 2 – A Pré-História (A biologia pré-Histórica)
A pré-história: definição, limites e subdivisão; a evolução social, cultural e tecnológica do Homem ao longo dos principais períodos da Pré-História; Dolní Věstonic, uma fonte de abundantes artefactos.
Conhecimentos biológicos do Homem pré-histórico: os seres vivos como alimento; os seres vivos como predadores; os seres vivos como fonte de matérias-primas; os seres vivos como organismos domésticos; os seres vivos como companheiros; os seres vivos na arte.História das Ideias em Biologia
27 Setembro 2016, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 1 – Introdução
A construção do conhecimento científico – o despertar do Homem para a ciência
Como teve origem a ciência: da observação dos fenómenos naturais à mitologia e desta à separação dos ramos filosofia e religião; como o ramo da filosofia resulta na ciência e como esta se relaciona com a religião; ciência e religião, duas áreas com objectivos idênticos, mas com caminhos diferentes para os atingir; as convicções do Homem e a “invenção” dos deuses, exemplos retirados de “A Epopeia da Criação”, “Génesis” e “Corão”; Os objectivos da ciência segundo Ayala (1968).
Como se constrói o conhecimento científico: dos objectivos da ciência ao ciclo de aquisição de conhecimentos, passando pela observação e pela experimentação.
A aquisição de conhecimentos científicos e a técnica de construção de puzzles – uma comparação.História das Ideias em Biologia
22 Setembro 2016, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
A metodologia da ciência
Características essenciais do procedimento científico: manutenção de um espírito crítico, desconfiança e questionamento permanente, etc.
Conselhos aos alunos.
Unidade 1 – Introdução
O começo – A história da Terra em cinco minutos
Principais marcos da história da Terra desde o Big Bang até à actualidade: Do Big Bang até ao surgimento da vida; a diversificação da vida e a variação da biodiversidade; os principais eventos de extinção; o caminho percorrido até ao Homem; conversão da calendarização do calendário de eventos referido para uma escala de 24 horas; lapso de tempo correspondente ao âmbito da UC.
O estudo da História – da história das ciências em particular
O que é a ciência; a história duma ciência como a história dos problemas, das soluções para eles propostas, e dos princípios que formam a base conceptual dessa ciência; a dependência da história em relação à área de formação do autor, às suas convicções pessoais e ao momento em que é registada; as perguntas que devem ser respondidas em qualquer abordagem histórica.
Períodos da História – da história do mundo ocidental
Períodos considerados, respectiva delimitação e principais características.