Sumários

Utilidade da FC: esboço duma mecânica conceptual

17 Dezembro 2018, 13:30 Ricardo Lopes Coelho

Questão: o que fundamentam os princípios de mecânica (não na sua forma original, mas como são apresentados nos manuais).

Se mantemos a estrutura Newtoniana (com lei de inércia e força), como expressar a lei e o conceito duma forma logicamente coerente, consistente com a experiência e a equação fundamental da dinâmica e conceptualmente clara. 
Discussão de algumas das teses apresentadas pelos estudantes. 


Exercício escrito de reflexão

13 Dezembro 2018, 12:00 Ricardo Lopes Coelho

Exercício escrito sobre 5 questões que relacionam tópicos tratados.


Utilidade da FC: Esboço duma teoria conceptual do calor

13 Dezembro 2018, 11:00 Ricardo Lopes Coelho

Por teoria conceptual entende-se aquela em que o conceito precede a equação na compreensão dos fenómenos.

Por fenómenos foram considerados aqueles que tinham sido abordados no curso. Agora tratava-se de ter conceitos claros e precisos, que nos indicassem o que retiramos dos fenómenos e como o coordenamos num todo coerente. Este exercício limitou-se aos conceitos de energia e entropia. Todavia, o primeiro foi tratado agora com mais acuidade, uma vez que tinha sido abordado ao longo do curso.  


Utilidade da Filosofia da Ciência: síntese dos problemas e hipóteses de solução.

10 Dezembro 2018, 13:30 Ricardo Lopes Coelho

Uma vez que a Filosofia da Ciência nos deve dizer como funciona essa ciência, o conhecimento dos seus problemas de carácter conceptual deverá ser acompanhado duma hipótese de solução, se a FC é útil. 

Nesta sessão apresentaram-se os problemas numa síntese sistemática e discutiram-se criticamente as hipótese de solução. Esta discussão é guiada pela questão, se a hipótese soluciona o problema colocado. Se o soluciona, que implicações tem para o restante e como se coordena com as outras hipóteses de solução?


Discussão de trabalhos

6 Dezembro 2018, 12:00 Ricardo Lopes Coelho

Apresentação e discussão de trabalhos de estudantes.