Sumários
12 Novembro 2018, 13:30
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Ricardo Lopes Coelho
Tipos de definição de força em manuais do séc. XX e XXI.
Estes tipos de definição já existiam no séc. XIX e já tinham sido criticadas. As críticas foram discutidas.
'Força é a causa da aceleração' é o conceito ou definição mais usada. Foram dados exemplos, séc. XVIII-XXI.
Mostrou-se com base nos textos dos autores tratados, que a lei de inércia tinha uma função. Mostrou-se logicamente, que a lei de inércia exige uma causa para a aceleração.
Esta definição de força foi também a mais criticada. Foram expostas e discutidas as críticas de d'Alembert, Carnot, Saint-Venant, Kirchhoff, Hertz, Pojncaré e Wilczek.
8 Novembro 2018, 12:00
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Ricardo Lopes Coelho
Leitura comentada dos artigos cujas teses foram apresentadas na teórica.
8 Novembro 2018, 11:00
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Ricardo Lopes Coelho
As teses de Ostwald na 'Energia' - sobre matéria-espírito e energia, a energética de social - e 'Imperativo energético'.
Confronto com teses contemporâneas:
Pepperell, R. (2018) Consciousness as a Physical Process Caused by the Organization of Energy in the Brain. Frontiers in Psychology;
Frigo, G. (2017) Energy ethics, homogenization, and hegemony: A reflection on the traditional energy paradigma. EnergyResearch & Social Science.
5 Novembro 2018, 13:30
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Ricardo Lopes Coelho
Analise da argumentação de Kuhn em 'a conservação da energia como exemplo de descoberta simultânea'.
Mostrou-se historicamente que os processos de conversão de Kuhn não foram entendidos como tal pelos seus descobridores nem na época. Mostrou-se que a filosofia da natureza do início do séc. XIX difere das concessões desenvolvidas por Mayer, Joule, Colding e Helmholtz. Analisaram-se excertos do livro de Coopersmith sobre a história da energia.
Foram abordadas as metáforas do artigo B. W. Harrer(2017) (On the origin of energy: Metaphors and manifestations as resources for conceptualizing and measuring the invisible, imponderable, Am. J. Phys.) e como as ultrapassar.
29 Outubro 2018, 13:30
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Ricardo Lopes Coelho
5 questões sobre as temáticas dadas foram colocadas para reflexão.