Sumários

Aula Teórica 23

6 Dezembro 2018, 14:30 Ana Cristina da Silva Figueiredo


Importância biológica dos metabolitos secundários para as plantas (continuação): Exemplos da interferência no desenvolvimento da comunidade (alelopatia e substâncias de reconhecimento). Exemplos de mecanismos de defesa (interação com microrganismos.


Aula Teórica 22

3 Dezembro 2018, 12:00 Ana Cristina da Silva Figueiredo


Resposta Hipersensitiva (HR), Resistência Sistémica Adquirida (SAR) e a resistência gene-para-gene.

Formas de defesa contra a auto-toxicidade dos compostos produzidos pelas plantas.

Importância biológica dos metabolitos secundários para as plantas: aspetos estruturais e químicos. Exemplos da relação com o meio ambiente.


Aula Prática 10

29 Novembro 2018, 15:30 Ana Cristina da Silva Figueiredo


Trabalho de grupo para a determinação da atividade biológica dos óleos essenciais, águas de decocção, hidrolatos e outros extratos:

a) em culturas de Lemna minor. Avaliação periódica da atividade alelopática por determinação da clorose foliar.

b) na germinação de sementes de plantas aromáticas, medicinais e hortícolas. Avaliação periódica capacidade de germinação.


Aula Teórica 21

29 Novembro 2018, 14:30 Ana Cristina da Silva Figueiredo


Mensageiros químicos que medeiam a resposta defensiva a fitófagos e a agentes patogénicos: extensinas (HRGP), síntese de polissacáridos (calose), suberina e lenhina, fitoalexinas, proteínas PR (pathogenesis-related proteins), hormona proteica (sistemina) e proteínas antidigestivas, derivados do ácido salicílico, derivados do ácido jasmónico e eliciadores.

Resposta Hipersensitiva (HR), Resistência Sistémica Adquirida (SAR) e a resistência gene-para-gene.


Aula Teórica 20

26 Novembro 2018, 12:00 Ana Cristina da Silva Figueiredo


Metabolitos secundários e evolução.

Razões para o aparecimento de novas enzimas e de novas capacidades de produção: a) duplicação de genes, seguida de divergência, b) evolução de um gene existente (não duplicado), c) perda de atividade enzimática, d) alteração no mecanismo de regulação da expressão de uma proteína, e) diversificação da capacidade de síntese.

Evolução da produção de metabolitos secundários versus evolução das respostas de fitófagos e agentes patogénicos. Alguns exemplos.

Conceito de produção constitutiva versus induzida (produção de novo).