Sumários

Aula n.º 8 (T)

10 Novembro 2020, 19:30 Maria Helena Mouriño Silva Nunes

Questionários.

Tipos de questões: abertas; fechadas; mistas. Vantagens e desvantagens.
Questionário Piloto. Sua importância no contexto dos Estudos de Mercado.
Diferentes formas de aplicar questionários: entrevistas pessoais; questionário telefónico; questionário postal (em desuso); questionário através dos meios digitais e redes sociais. Análise detalhada de cada um destes procedimentos, assim como avaliação das técnicas mais recentes para as implementar na realização de um questionário.


Aula n.º 9 (TP)

10 Novembro 2020, 18:00 Maria Helena Mouriño Silva Nunes

Apresentação do projecto: Prevenção à iniciação do consumo de tabaco em meio escolar, o qual resultou de uma parceria com o ACES Arco Ribeirinho.
Análise do Questionário: "Caracterização dos Hábitos Tabágicos dos Alunos do 3.º Ciclo do ACES Arco Ribeirinho". Discussão com os alunos sobre a estrutura geral do questionário e redação das perguntas. Apresentação dos principais resultados obtidos. Discussão das principais conclusões do estudo.


Aula n.º 7 (T)

3 Novembro 2020, 19:30 Maria Helena Mouriño Silva Nunes

Questionários. Introdução. Conceitos gerais. Questionários estruturados versus não estruturados.

Elaboração de um questionário: redação das questões, de forma a garantir a recolha de informação fidedigna e rigorosa.


Aula n.º 8 (TP)

3 Novembro 2020, 18:00 Maria Helena Mouriño Silva Nunes

Questões enviesadas. Papel das leading-questions neste contexto.

Estratégias para estabelecer uma interação com o entrevistado, tendo sempre em atenção a necessidade de se obterem dados verosímeis. Técnica do funil e questões de filtragem.
Estudo de alguns exemplos práticos.


Aula n.º 6 (T)

27 Outubro 2020, 19:30 Maria Helena Mouriño Silva Nunes

Breve resumo da aula anterior, com referência ao data-driven Marketing.
Recolha de dados para análise: primary data versus secundary data. O que significam? Como é que se obtêm?
Diferentes formas para Recolha de Dados: métodos de observação; métodos de experimentação; questionários. Análise detalhada de cada uma destas categorias.