Sumários

21ª Aula Teórica

15 Maio 2024, 11:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca


Conclusão do Estudo dos Processos Geológicos relativos às Rochas Tectono-Metamórficas. Mecanismos de instalação de pedaços de crustas oceânicas sobre crustas continentais - fenómenos de obducção, ofiolitos, antigos e modernos. Anatomia em corte de uma crusta oceânica. A trindade de Steinmann segundo E. den Tex (1972). As estruturas das crustas oceânicas por métodos indirectos - Geofísicos, e em métodos directos observação de Ofiolitos, antigos e recentes. Das pillow lavas aos serpentinitos basais.
O Ciclo de Wilson, da abertura no rift intercontinental, ás várias fases de evolução até à formação final de um Cratão. Exemplos do cratão Congo e cratão S. Francisco. Noções de fase de tectono-metamorfismo policíclico. O "empilhamento" de várias fases de deformação e de metamorfismo. Aumento de Complexidade litológica.
O Trabalho de Campo em estudos de Processos Geológicos associados a Rochas Tectono-Metamórficas. Localização, descrição, geoposicionamento, colheita de amostras (orientadas!), o zénite e o nádir, medições para a orientação, colheita para elaboração de "tacos", taliscas e respectivas lâminas delgadas orientadas. As texturas e os possíveis protólitos nas rochas metamórficas. Estruturas de deformação, elaboração de um percurso P-T-t (pi-ti-ti), os fotogramas da observação em cada ponto do trajecto de deformação e da recristalização. Os "fantasmas" mineralógicos nas texturas post-cinemaáticas.

20ª Aula Teórica

13 Maio 2024, 11:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca


Conclusão do estudo dos Processos Geológicos em Rochas Sedimentares. Conclusão do estudo das polaridades sedimentares graded bedding, riplle marks, load casts, groove casts. icnofósseis. Estudo dos Vales Tifónicos processos de halocinese, diapirismo salino. Comparação com os processos de ascensão de azeite em água. Diapirismo salino vs diapirismo magmático.
Início do estudo dos Processos Geológicos ligados a Rochas Tectono-Metamórficas. Tipos de Metamorfismo. Orogenias e anatomia de uma cadeia de montanhas. cadeias de montanhas de Colisão, subducção e de Obducção. Tipos de Obducção Cadeias ofiolíticas. O que é um Ofiolito. Anatomia de um Complexo Ofiolítico.

Aula n.º 11

10 Maio 2024, 11:00 João Cascalho


A aula teve lugar no campo na localidade da Malveira da Serra.

11ª Aula Prática

10 Maio 2024, 08:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca


Saída de Campo à Malveira da Serra.

Aula n.º 11

10 Maio 2024, 08:00 João Cascalho


Aula de campo na Malveira da Serra. Observação das rochas ígneas (graníticas) que afloram a norte desta localidade. Identificação dos minerais presentes e classificação das variedades de granito presentes utilizando critérios de campo. Com a utilização de um pequeno íman de neodímio foi possível identificar a presença de uma elevada concentração em minerais ferromagnéticos (em sedimentos transportados e depositados pelas águas de escorrência), minerais  possivelmente provenientes dos afloramentos de rocha básica pertencentes ao maciço de Sintra (dioritos e gabros). Medição de atitudes de planos de diaclase em rocha granítica utilizando 3 modelos diferentes de bússola de geólogo e utilizado a aplicação para smarthphone "FieldMove Clino". Do lado sul da localidade da Malveira da Serra, execução de dois cortes geológicos com medição das atitudes de todos os elementos identificados. Estes cortes exibem estratos sedimentares em monoclinal com a presença de filões de rocha ígnea (em forma de filões camada e dique). Identificação das diferentes unidades sedimentares presentes ("calcários de S. Pedro" e "xistos do Ramalhão") e identificação das rochas ígneas (traquito e basalto), utilizando critérios de campo.