Sumários

9ª Aula Teórica

25 Março 2024, 11:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca


Continuação da aula  anterior. Como funciona o Nosso Planeta. Exploração do interior da Terra e da sua superfície a pequena escala, com o objectivo de identificar manifestações da sua dinâmica e inferir os processos dessa dinâmica ou, como funciona a Terra. Constituição e estrutura da Terra: a perspectiva química e a perspectiva mecânica (Física), os pontos de interligação e os pontos de exclusão. O Campo magnético terrestre e o registo geológico das suas inversões. O Fluxo térmico e gradiente geotérmico – o que são e como variam. O Modelo de Tectónica de Placas ou o Modelo de Tectónica Global – caracterização da dinâmica da Terra. 
Os fundamentos do Modelo de Tectónica Global. De que são constituídas as placas litosféricas. Mecanismos de geração de movimento - porque se movem. Tipos de limites ou fronteiras de placas - os processos geológicos fundamentais associados aos diferentes tipos de fronteira das placas litosféricas e a sua correlação com as unidades morfo-tectónicas da superfície da Terra.



Bibliografia:
Grotzinger, Jordan, Press & Siever (2007) - Understanding Earth. W.H. Freeman & Co. (5ª ed.), 579 p. - [Cap. 2 e 14] 
http://www.tulane.edu/~sanelson/eens1110/index.html [Cap. 3, 4 e 5]
Marshak, Stephen (2008) - [Cap. 3, 4 e 5] 





Aula n.º 5

22 Março 2024, 11:00 João Cascalho


Aula correspondente à aula de campo descrita onde foram observadas diversas formações sedimentares do Miocénico. 

Introdução ao estudo de rochas sedimentares.

22 Março 2024, 11:00 Elisabete Malafaia


Processos genéticos fundamentais e critérios de classificação de rochas sedimentares. Estudo de rochas sedimentares detriticas em amostra de mão.

Aula n.º 5

22 Março 2024, 08:00 João Cascalho


Aula de campo na freguesia de Santa Clara (Lisboa). Identificação de diferentes tipos de formações sedimentares (do Miocénico) com base em critérios de campo. Desenho de uma coluna estratigráfica com a descrição dos diferentes tipos litológicos (formações argilosas e margosas, silto-argilosas, arenosas e carbonatadas (biocalcarenitos, conhecidas na literatura geológica pelas designações de "argilas do Forno de Tijolo", "areias da Quinta do Bacalhao", "areias com Placuna Miocénica", "calcários de Casal Vistoso" e "calcários de Musgueira"). Interpretação dos possíveis ambientes de sedimentação com base nos dados de campo (tipos de sedimentos e conteúdo fossilífero). Medição de atitudes de camadas sedimentares utilizando a bússola de geólogo. Noção de inclinação aparente e inclinação real de camadas observando um corte geológico circular visível na rotunda norte do eixo-central da Alta de Lisboa.     

1ª aula de campo

22 Março 2024, 08:00 Mário Albino Pio Cachão


Introdução ao uso da bússola: Noção de azimute; orientação de cartas topográficas; traçar um rumo; miradas; azimute inverso. Marcação de um ponto na carta, por triangulação.

Determinação da atitude de planos e linhas com bússola de geólogo.

Saída de campo aos cortes de Santo Amaro de Oeiras (Passeio marítimo, sector do Forte de S. João das Maias).