Sumários

TC21 - 1ª Saída de Campo - Santo Amaro de Oeiras

7 Março 2025, 08:00 Pedro Daniel Mocho Lopes

Aula de campo na Praia de Santo Amaro a Paço de Arcos (Oeiras). Introdução à Geologia de Portugal e de Cascais. Observação do Cretácico Superior (Calcários com Rudistas e “Camadas com Neolobites vibrayeanus”; Cenomaniano Superior) da Bacia Lusitaniana e do Complexo Vulcânico de Lisboa. Observação e identificação de rochas sedimentares e ígneas no campo. Introdução ao corte de geológico e ao log estratigráfico. Medição de atitudes no campo. Introdução à observação de fósseis de invertebrados (gasterópodes, equinodermes, bivalves, etc.) 


Aula nº 3

7 Março 2025, 08:00 João Cascalho

A aula foi realizada em sala de aula normal (ver sumário respectivo).


Aula de Campo

7 Março 2025, 08:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Os alunos foram para o Campo com outro Docente


Aula n.º 2

28 Fevereiro 2025, 11:00 João Cascalho

Esclarecimento de dúvidas relacionadas com a aula anterior.

Introdução ao estudo prático da rochas ígneas com a definição dos parâmetros a considerar na sua identificação em amostra de mão.
Observação dos exemplares (catalogado e não catalogados) da colecção das rochas ígneas da sala de aula. 


2ª Aula Prática

28 Fevereiro 2025, 08:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Continuação do estudo da representação do relevo por curvas de nível – curvas de nível mestras, vértices geodésicos e pontos cotados. Formas de relevo elementares, sua identificação através da representação por curvas de nível. Orientação em linhas de água – margem direita, esquerda, montante e jusante de um talvegue. Continuação do estudo das notificação de orientações por quadrantes e por azimutes. Direcções e sentidos de linhas e de planos.
Continuação da Observação de uma Folha da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25 000, Folha de Vila Velha de Rodão. Continuação do estudo e da elaboração de direcções e sentidos de observação, com o apoio de Vértices Geodésicos de 1ª, 2ª e 3ª ordem, assim como de pontos cotados. Estabelecimento de regras para a elaboração de um perfil topográfico com o máximo de acuidade e pormenor. Utilização de um escalímetro fornecido pelo professor, para a determinação de distâncias azimutais e por quadrantes entre dois pontos na folha. Observação de vários tipos de vertentes, compósitas, côncavas, convexas e rectilíneas; comando, tipo de vertente, direcção e sentido de escorrência. Utilização de apoio do "Pancho" para determinação da margem direita, esquerda, jusante e montante nun talvegue. Linha de tergo, de festo - linhas de cumeira - colos, e determinação de bacias hidrográficas distintas com as linhas de separação de bacias hidrográficas. Observação de curvas de nível, equidistâncias gráfica e natural. Início de observação de tipos de relevos circunscritos, simétricos, assimétricos e dissimétricos. 
Recomendações especiais. Os alunos levaram um segmento de um sector de uma folha de carta militar para o exercício de elaboração da rede de drenagem, com preocupação na elaboração da rede de drenagem no desenho dos talvegues.