Sumários

2ª Aula Prática

28 Fevereiro 2025, 08:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Continuação do estudo da representação do relevo por curvas de nível – curvas de nível mestras, vértices geodésicos e pontos cotados. Formas de relevo elementares, sua identificação através da representação por curvas de nível. Orientação em linhas de água – margem direita, esquerda, montante e jusante de um talvegue. Continuação do estudo das notificação de orientações por quadrantes e por azimutes. Direcções e sentidos de linhas e de planos.
Continuação da Observação de uma Folha da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25 000, Folha de Vila Velha de Rodão. Continuação do estudo e da elaboração de direcções e sentidos de observação, com o apoio de Vértices Geodésicos de 1ª, 2ª e 3ª ordem, assim como de pontos cotados. Estabelecimento de regras para a elaboração de um perfil topográfico com o máximo de acuidade e pormenor. Utilização de um escalímetro fornecido pelo professor, para a determinação de distâncias azimutais e por quadrantes entre dois pontos na folha. Observação de vários tipos de vertentes, compósitas, côncavas, convexas e rectilíneas; comando, tipo de vertente, direcção e sentido de escorrência. Utilização de apoio do "Pancho" para determinação da margem direita, esquerda, jusante e montante nun talvegue. Linha de tergo, de festo - linhas de cumeira - e determinação de bacias hidrográficas distintas com as linhas de separação de bacias hidrográficas. Observação de curvas de nível, equidistâncias gráfica e natural. Início de observação de tipos de relevos circunscritos, simétricos, assimétricos e dissimétricos. 
Recomendações especiais. Os alunos levaram um segmento de um sector de uma folha de carta militar para o exercício de elaboração da rede de drenagem, com preocupação na elaboração da rede de drenagem no desenho dos talvegues.

 


Aula nº 2

28 Fevereiro 2025, 08:00 João Cascalho

Esta aula correspondeu à aula de prática laboratorial sobre a identificação de rochas ígneas em amostra de mão. 


4ª Aula Teórica

26 Fevereiro 2025, 11:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Continuação da aula anterior. Continuação da descrição dos desafios dos Geólogos nos próximos 10 a 20 anos. Problemas energéticos e problemas ambientais -  a sustentabilidade e a igualdade de oportunidades nos vários continentes. A água (as águas!!! dependendo da sua qualidade), causa primordial e ambiental para o século XXI. Os solos e a alimentação para a população do Planeta. Geodinâmica Interna vs Geodinâmica Externa - interligação entre estes dois tipo de Geodinâmica. Pontos de contacto e as suas interligações. Processos e Produtos em Geologia. Os sismos como exemplos das manifestações da Geodinâmica Interna - Causa dos sismos, exemplo dos sismos recentes de Marrakesh, Sines e Charneca da Caparica (uma semana atrás!) - diferença entre Magnitude e Intensidade, a Intensidade e a sua variabilidade devido a causas económicas - construção e tipos económicos. A diferença entre Risco e Grau de perigosidade. A vulnerabilidade e a quantificação de alguns tipos de desastres naturais.


3ª Aula Teórica

24 Fevereiro 2025, 11:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Continuação das aulas anteriores. O conhecimento e aprender a pensar. A validação dos nossos dados e mais importante, dos dados que nos são fornecidos - as fraudes incluídas. As estatísticas e as estatísticas fraudulentas. Alterações climáticas e sustentabilidade vs planeamento e ordenamento do território. As informações sobre inundações e as alterações climáticas - o caso alemão, as inundações na Baviera de 1380 e 1520 - as inundações de Alicante 2024 - e as alterações climáticas, e o erro da construção no leito de cheia dos rios alemães e espanhóis. O albedo e as albufeiras das barragens e as áreas de implantação de painéis solares - incrementos de albedo até 7ºC. As "subidas" dos níveis das águas do mar e o caso concreto de Aljezur. Os árabes na península Ibérica...e as alterações climáticas antrópicas. Manipulação de informação climática e o histerismo climático. A poluição e modos de condicionar o comportamento.

Os desafias dos Geólogos nos próximos 10 a 20 anos. Problemas energéticos e problemas ambientais. Os aumentos do albedo e as centrais foto-voltáicas. As poucas energias limpas - a energia Geotérmica em Portugal Continental e nos Açores - a energia fornecida pelo mar. Geotermia de média entalpia e energia de baixa entalpia. 



Aula n.º 1

21 Fevereiro 2025, 11:00 João Cascalho

Apresentação. Regras de funcionamento das aulas práticas com apresentação dos critérios de avaliação para os diferentes módulos de aprendizagem. 

Noção de azimute e contra-azimute com realização de um conjunto de exercícios práticos na sala de aula. Treino da utilização da bússola na obtenção de azimutes para a determinação da posição no terreno e com a representação dessa posição num mapa. Este treino foi realizado no campus da Universidade de Lisboa (entre a Faculdade de Ciências e o Estádio Universitário).