Sumários

Introdução à leitura de cartas topográficas e uso da bússola - Aula prática/laboratorial

21 Fevereiro 2025, 08:00 Elisabete Malafaia

Diferentes tipos de cartas. As cartas topográficas: informações gerais (nome da carta, instituição responsável pela produção, nome e número da folha, escalas, diagrama de ligação, diagrama de declinação, escala de tangentes, escalas e equidistância natural, sistemas de referência, sistemas de projeção e elementos do datum, sinais convencionais e legenda da carta). Noção de escalas (numérica e gráfica). Classificação das cartas em função da escala. Modos de representação do relevo: propriedades das curvas de nível. Formas elementares do relevo. Elaboração de perfis topográficos.


2ª Aula Teórica

19 Fevereiro 2025, 11:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Continuação da Introdução à UC de Processos Geológicos: Aprender a pensar. Observação e Interpretação de alguns Fenómenos Geológicos - inundações,leitos de inundação, impermeabilização de solos, acontecimentos históricos de inundações e compreensão dos fenómenos passados na perspetiva de fenómenos semelhantes futuros. Alguns exemplos considerados didáticos. Fenómenos climáticos extremos e construção de desinformação e mal entendidos. Bolonha e o paradigma da aprendizagem centrada no aluno e competências gerais e específicas a desenvolver pelos profissionais da área das Ciências da Terra. Bibliografia geral recomendada. Leituras complementares.



Leituras recomendadas: 
[1] http://www.nasa.gov/topics/earth/index.html 
[2] http://www.nasa.gov/moon 
[3] http://www.tulane.edu/~sanelson/eens1110/index.html [Cap. 1 & 2] 
[4] Marshak, Stephen (2008) - Earth: portrait of a planet. W. W. Norton & Company, London (3ª edição), 832p & Anexos. 
[5] Grotzinger, Jordan, Press & Siever (2007) - Understanding Earth. W.H. Freeman & Co. (5ª ed.), 579 p.


1ª Aula Teórica

17 Fevereiro 2025, 11:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Apresentação da unidade curricular Processos Geológicos: objectivos, programa teórico e prático, (os Docentes e as diferentes turmas PL's) funcionamento e avaliação - o exame final. Processos avaliativos com os seus resultados nos últimos anos. Percentagens de sucesso. Metodologias a seguir para atingir esses objectivos.
Introdução à Disciplina de Processos Geológicos. Uma disciplina unificadora e integradora da licenciatura em Geologia. Acesso à Bibliografia Fundamental. Como estudar. O uso da plataforma Fénix como veículo de comunicação de informação e disponibilização de materiais de estudo e trabalho, para aulas teóricas (os Sumários) e práticas - escolha dos alunos que serão o veio transmissor Docente/Alunos na comunicação. Cargas horárias e os pesos relativos no acto da avaliação.
Considerações gerais sobre o Processo de Bolonha - o paradigma da aprendizagem centrada no aluno e competências gerais e específicas a desenvolver pelos profissionais da área das Ciências da Terra. Bibliografia geral recomendada (ver referências e textos disponíveis nas plataformas e na Sebenta das imagens das Aulas em *.pdf):



Referências Bibliográficas:

Grotzinger, Jordan, Press & Siever (2007) - Understanding Earth. W.H. Freeman & Co. (5ª ed.), 579 p.

Marshak, Stephen (2008) - Earth: portrait of a planet. W. W. Norton & Company, London (3ª edição), 832p & Anexos.

Leituras complementares:

http://geology.com/articles/what-is-geology.shtml 
http://geology.com/articles/what-is-earth-science.shtml 
http://geology.com/articles/geology-in-the-field/ 
http://www.tulane.edu/~sanelson/eens1110/index.html 
http://geology.usgs.gov/