Sumários

Aula n.º 10

9 Maio 2025, 11:00 João Cascalho

Esta aula teve lugar na Malveira da Serra.


Aula n.º 10

9 Maio 2025, 08:00 João Cascalho

Aula de campo na Malveira da Serra. Enquadramento geológico da região. Critérios de campo para identificação das rochas ígneas do maciço de Sintra. Treino de medição de atitudes de planos (de diáclases) utilizando vários modelos de bússola de geólogo e, também, a aplicação "Fieldmove Clino". Desenho do corte geológico situado a sul da Malveira da Serra com identificação das camadas sedimentares do Jurássico, bem como, dos filões camada e diques (de traquito e de baslato). Observação de alguns aspectos importantes nas rochas identificadas (figuras sedimentares nas rochas correspondentes e de minerais ferromagnesianos (piroxenas) nas rochas ígneas de composição basáltica). 


Aula prática 10

9 Maio 2025, 08:00 Mário Albino Pio Cachão

Introdução às Rochas metamórficas.

Observação de rochas em amostra de mão.


TC21 - 2ª Saída de Campo - Praia das Avencas e Bafureira

9 Maio 2025, 08:00 Pedro Daniel Mocho Lopes

Aula de campo na Praia das Avencas e Bafureira (Parede, Cascais). Observação das cartas geológicas de Portugal e de Cascais (34-C). Observação do Cretácico Inferior-Superior da Bacia Lusitaniana: Arenitos e argilas (“Grés Superiores”), Aptiano superior; e Calcários e margas (“Belasiano”), Albiano-Cenomaniano. Observação e identificação de filões e falhas.  Observação e identificação de rochas sedimentares e ígneas no campo. Elaboração de corte geológico e log estratigráfico. Introdução à elaboração de plantas. Medição de atitudes no campo. Introdução à observação de fósseis de invertebrados (gasterópodes, bivalves, etc.) e icnofósseis no campo. Introdução a estruturas sedimentares.


Saída de campo à Praia da Crismina (Cascais)

9 Maio 2025, 08:00 Elisabete Malafaia

Saída de campo à Praia da Crismina (Cascais). Observação de sequências sedimentares do Cretácico Inferior e Superior ("Camadas de Almargem" e "Calcários margosos do Belasiano"). Identificação de estruturas sedimentares (e.g, estratificação entrecruzada, marcas de ondulação), vulcânicas (filões verticais e disjunção em lages) e tectónicas (falhas, estrias de falhas e contacto por falha). Observação de fósseis de lamelibrânquios (ostreídeos e rudistas), gastrópodes (nerineias), coraliários e foraminiferos (orbitulinas).