Sumários

Do sapal do Mira ao mangal do Itapanhaú; os foraminíferos darão pela diferença? //  Tipologia da aula – reunião com recurso a meios telemáticos.

27 Abril 2020, 10:30 Francisco Fatela

Aula leccionada pelo Professor Décio Semensatto.


Continuação da aula anterior.

Origem, conceito e discussão de dois dos índices de diversidade amais utilizados na caracterização das associações de foraminíferos:

 - Índice de Simpson (D);

 - Índice de Shannon (H(s))

Indice de Equitabilidade de Pielou: cálculo da homogeneidade da distribuição das espécies (avalição complementar que deve acompanhar o cálculo de H(s)).


As aulas presenciais e dos trabalhos de laboratório estão suspensos, conforme o Despacho D/14/2020 (10/03/2020) e o Estado de Emergência entretanto decretado. 


Aula ZOOM - O8 - Tema 9

27 Abril 2020, 10:00 Maria do Rosário da Encarnação de Carvalho

Apresentação do trabalho já realizado pelos alunos e orientação das próximas tarefas


Tema Nº 4 – Modelação Geodinâmica de Processos de Boudinagem  – Aula 9 (dada via Zoom devido à pandemia de COVID-19)

24 Abril 2020, 16:00 Filipe Medeiros Rosas

Continuação da interpretação dos resultados obtidos através da modelação numérica: consonância, dissonância e causas associadas, para os resultados obtidos com base na variação sistemática da espessura do leito competente vs. nível contraste de viscosidade com a matriz. Planificação e estrutura geral do relatório escrito.


Do sapal do Mira ao mangal do Itapanhaú; os foraminíferos darão pela diferença? //  Tipologia da aula – reunião com recurso a meios telemáticos.

24 Abril 2020, 10:30 Francisco Fatela

Aula leccionada pelo Professor Décio Semensatto.

Apresentação de alguns aspectos essenciais de Ecologia, a aplicar ao estudo das associações de foraminíferos, enquadradas pelo contexto histórico e biográfico dos autores de referência:

1) riqueza em espécies vs. diversidade;

2) evolução do conceito de diversidade biológica;

3) biodiversidade vs. diversidade nas amostras;

4) valores de diversidade e consequências científicas e sociais.


Conceitos fundamentais para a análise quantitativa da diversidade:

1) abundância absoluta da amostra N e da espécie n;

2) abundância relativa (proporção _ pi; percentagem);

3) dominância (espécies dominantes);

4) densidade (nº de indivíduos por unidade de área ou de volume); frequência (nº de amostras, ou percentagem de amostras, em que uma espécie está presente).


Diversidade alfa (amostras), beta (zona de amostragem) e gama (ecossistema regional). Exemplos de índices para calcular a diversidade alfa.

Nota: As aulas presenciais e dos trabalhos de laboratório estão suspensas, conforme o  Despacho D/14/2020 (10/03/2020) e o Estado de Emergência entretanto decretado. 


Tema Nº 5 - Caracterização geomorfológica de actividade neotectónica na falha da Vilariça - sector da bacia da Longroiva, com recurso a Deteção Remota e ferramentas SIG. Aula 10 (por videoconferência)

24 Abril 2020, 10:00 João Manuel Lopes Cardoso Cabral

Análise e discussão do trabalho já realizado. Discussão sobre os modelos de génese de bacias tectónicas de pull apart e comparação com o caso de estudo: localização da bacia da Longroiva no contexto da geometria da zona de falha da Vilariça e sua comparação com os modelos bibliográficos.